Dica do Dermatologista > Pele

Cuidado com o sol! O protetor solar deve fazer parte do seu ritual de cuidados para ter uma pele bonita e saudável

Por Redação Doutíssima 12/05/2014

Há um dado espantoso sobre a incidência de câncer que, apesar de seu tom alarmante, ainda é pouco conhecido da população em geral: o câncer de pele é o que mais atinge os brasileiros e representa 25% dos tipos da doença diagnosticados no país.

Dentre as razões para esse fato, está a localização do Brasil entre os trópicos, garantindo que a exposição do território ao sol seja mais intensa. Adicionado a isso, 62% das pessoas que vivem no país não passam protetor solar. Tal hábito nada saudável as deixa completamente expostas a fortes raios ultravioleta, os quais, com o passar do tempo e a negligência, causam danos irreparáveis à pele.

Uso de protetor solar mantém a qualidade da pele, deixando-a mais protegida. Foto: Shutterstock

Uso de protetor solar mantém a qualidade da pele, deixando-a mais protegida. Foto: Shutterstock

Muitos são os cuidados disponíveis com a pele, como esfoliação, peeling e tratamento contra acne. Todos eles, contudo, não são completamente efetivos se a pessoa não adotar o costume do uso de protetor solar todos os dias. Mesmo que o sol não esteja aparecendo e o tempo esteja nublado, o produto não pode ser deixado de lado.

Escolha o protetor solar

Para melhor se proteger, comece escolhendo o tipo de protetor solar que mais se adequa a sua pele. Existem vários modelos e tipos, que vão desde o gel, passando por cremes e sérum, até maquiagem e mousse.

Para saber exatamente qual é o melhor tipo de protetor solar para a sua pele, é indicado que você vá ao dermatologista. Ele pode explicar as especificações mais detalhadamente.

Porém, em um conceito geral, pessoas com peles oleosas devem evitar as fórmulas mais condensadas, pois, normalmente, são mais gordurosas. Uma boa escolha são os protetores à base de gel ou sérum, nesses casos. O exato oposto ocorre para pessoas com pele seca. Essas devem optar pelo protetor solar mais condensado.

Fator de proteção

É necessário levar em conta também o fator de proteção. Pessoas com a pele mais clara precisam de um produtocom um fator de proteção mais alto. Pessoas de pele morena ou negra também não devem deixar de passar o protetor solar, mesmo que o fator seja mais baixo.

Tomando esses cuidados, se você optar pelo protetor solar em spray, lembre-se que ele deve ser aplicado mais vezes do que o produto em creme, ainda mais se ele entrar em contato com a água.

Uma dica básica: quanto mais espesso é o protetor solar, melhor é a cobertura dele sobre a pele. Exatamente por isso que o spray e o mousse devem ser passados com mais frequência.

Benefícios do protetor solar

Já é comprovado que o uso de protetor solar mantém a qualidade da pele, deixando-a muito mais protegida. Mesmo que não haja sol, é importante aplicar o produto. Espalhe bem, cobrindo todas as extensões de pele exposta. Vale relembrar que os raios violeta são os responsáveis por queimaduras, pela aceleração do envelhecimento e o principal causador do câncer de pele.

Se você quer preservar a saúde da sua pele e a qualidade dela, o protetor solar é indispensável no seu cotidiano. Tome sol regularmente (para ativar a vitamina D no sistema), porém, nas horas indicadas (antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde) e sempre aplicando protetor solar nas partes expostas do corpo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite