Dica do Nutricionista

Suco verde: saiba como ele pode beneficiar de diversas formas seu organismo

Por Dra. Juliana Rossi Di Croce 12/05/2014

Muito mais do que simplesmente uma bebida refrescante, o suco verde contribui para melhorar o funcionamento do organismo, promovendo mais saúde! 

suco verde

Refrescante, o suco verde possui nutrientes e fitoquímicos que ajudam em diferentes funções no organismo. Importante fonte de magnésio, a bebida atua no processo de contração muscular, na manutenção da função cardiovascular, na produção de energia, na resistência óssea e na síntese protéica, e age, também, na eliminação de substâncias tóxicas. Além disso, conta com alto teor de fibras, que auxiliam no melhor funcionamento intestinal.

Por possuírem um alto grau de clorofila, estimulam ainda a reposição de hemácias e aumentam a oxigenação sanguínea, melhorando a circulação e, dependendo da sua composição, podem diminuir a retenção de líquidos corporais. As combinações para o suco verde podem variar, o que permite usar e abusar da criatividade, principalmente em relação às frutas. Verduras como couve-manteiga, agrião e rúcula são bastante utilizadas para harmonizar com maçã, melancia, laranja, abacaxi, melão, água de coco. Algumas ervas também são boas opções, como o capim santo, a erva cidreira e o chá verde.

O suco verde é indicado, principalmente, para as pessoas que têm hábitos alimentares inadequados e desejam iniciar uma rotina mais saudável ou simplesmente para quem tem o costume de exagerar na comida algumas vezes. Contudo, é interessante consultar um nutricionista antes de iniciar o consumo, pois ele avaliará quais serão os ingredientes mais adequados para a pessoa.

Não existe indicação quanto à idade mínima para começar a bebê-lo. Sendo assim, crianças na primeira infância já podem saboreá-lo, desde que orientadas por um profissional, essa rica bebida pode ser tomada todos os dias. Porém, é importante variar os ingredientes para não enjoar, já que o interessante é que o consumo seja continuo. Se ele for diário, basta uma vez, pois se pode ingerir os alimentos de diferentes maneiras ao longo do dia.

Apesar de natural, o suco verde é contraindicado para pessoas que fazem uso de medicamentos quimioterápicos, pois, devido a sua função de detoxificação, pode prejudicar o tratamento. Além disso, o chá verde, por exemplo, não pode ser consumido por portadores de hipotireoidismo. Por serem ricos em fibras, quem tem o trânsito intestinal acelerado deve controlar a ingestão.

 

Ingredientes para o suco verde

 

Couve – Possui vitaminas C e E, ácido fólico, cálcio, ferro, potássio, magnésio e bioflavonoides. É antioxidante, antiinflamatório, auxilia no metabolismo energético e na saúde óssea, além de ser diurético e ter ação de detoxificação.

Agrião – Boas quantidades de vitamina C e do complexo B se fazem presentes, assim como de bioflavonoides e isotiocinatos. Também é antioxidante e antiinflamatório, e é anticancerígeno. Auxilia ainda no metabolismo energético, na saúde dos ossos e tem ação de detoxificação.

Rúcula – Antioxidante e antiinflamatória, tem boas quantidades de vitaminas A e C, além de potássio, ferro e enxofre. Auxilia na detoxificação, na saúde dos ossos e no metabolismo energético.

Maçã – Possui vitamina B1, B2, niacina, ferro, fósforo, flavonoides e taninos. Além de antiinflamatória, ajuda a evitar a constipação intestinal.

Frutas vermelhas (berries) – Antioxidante e antiinflamatória, possui antocianinas e ácido elágico, que atua como anticancerígeno, antibacteriano e na proteção cardiovascular.

Melancia – Rica em vitamina B1, B2, fósforo, cálcio e citrulina, que favorece o metabolismo energético e a manutenção da saúde cardiovascular.

Capim-santo – Auxilia no combate à insônia, e pode ser usado nos casos de má digestão, diarréia, gases, dor de cabeça, tosse e dores musculares.

Erva cidreira – Calmante, antiinflamatória e cicatrizante, auxilia na digestão.

Chá verde – É antioxidante e termogênico.
Espinafre, beterraba, gengibre, óleo de coco e hortelã Melhoram a energia corporal.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite