Esporte > Exercícios

O seu estilo de vida hoje vai determinar a sua qualidade de vida amanhã!

Por Redação Doutíssima 15/05/2014

Você sabia que o jeito como você vive, ou seja, o seu estilo de vida, é que vai determinar a sua qualidade de vida no futuro? Isso significa que o seu amanhã será resultado de aspectos relativos à sua alimentação, às condutas que você adota no dia a dia e, especialmente, seus hábitos.

Estilo de vida é a forma através da qual uma pessoa vive o mundo e, em consequência, como se comporta e que resultados provêm das suas escolhas. O ideal é sempre procurarmos um estilo de vida mais saudável.

Estudos comprovam que pessoas que adotam um estilo de vida saudável vivem mais. Foto: Shutterstock

Estudos comprovam que pessoas que adotam um estilo de vida saudável vivem mais. Foto: Shutterstock

Evitar inimigos, como sedentarismo, alimentação com excesso de sal, gordura e açúcar, cigarro, obesidade, abuso do álcool, estresse excessivo, problemas emocionais, sexo sem proteção, violência, entre outros tantos fatores, são as escolhas corretas para quem busca viver mais e melhor.

Corrija seu estilo de vida

Uma mudança no estilo de vida não é uma tarefa das mais tranquilas. No entanto, várias pesquisas mostram que implementar novos hábitos de forma gradativa, aos poucos, é a forma mais fácil e eficaz de se atingir algum objetivo.

É importante estar ciente de que alguns padrões sociais de estilo de vida constituem os principais fatores de risco comportamentais envolvidos nas doenças crônicas e incapacidades sérias.

Observa-se que doenças crônicas, como as cardiovasculares e neoplasias, junto com os acidentes e violências, estão entre as principais causas de morte nas sociedades desenvolvidas. Além disso, um estilo de vida sedentário está associado a sobrepeso e obesidade, por exemplo.

Por si só, essa seria uma razão suficiente para adotar um novo estilo de vida, mas as motivações vão além: outros problemas sociais e comportamentais também podem ser compreendidos com a elaboração de conceitos e medidas relativas a esse modo de ser da sociedade e dos indivíduos.

Dicas para melhorar seu estilo de vida

Dormir bem é essencial para se ter uma qualidade de vida melhor. O ser humano necessita dormir, no mínimo, sete horas por dia. Busque um sono melhor, mais profundo e reparador. Meditar antes de dormir pode aliviar as tensões do seu dia e lhe proporcionar uma ótima noite de sono.

O que comemos e como comemos define muito o nosso estilo de vida. Procure se alimentar bem, comer muitas fibras e também verduras, legumes e frutas. Uma alimentação adequada pode lhe proporcionar uma qualidade de vida melhor e prolongada. Evite gorduras e alimentos industrializados e não esqueça de beber muita água.

Se o sedentarismo faz parte de seu estilo de vida, isto é um problema a ser corrigido com urgência. Praticar exercícios ajuda a ter uma qualidade de vida melhor. Movimentar-se faz bem a saúde e nos deixa mais dispostos. Pratique exercícios pelo menos duas vezes por semana. Caminhar durante 30 minutos por dia também ajuda a melhorar o seu estilo de vida.

O estresse faz parte do dia a dia. Atualmente, o ser humano tende a ficar cada vez mais estressado, seja no trabalho ou com os deveres em sua casa. Por isso, reserve um momento do seu dia para meditar. Estudos comprovam que pessoas mais tranquilas vivem mais tempo.

Por fim, traga ao seu mundo social mais amigos. Pessoas queridas e que você ama são fundamentais para adquirir uma vida melhor com mais resultado e qualidade. Divirta-se sempre que possível!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!