Zen

Meditação retarda o envelhecimento celular! Conheça os benefícios

Por Redação Doutíssima 16/05/2014

Se usada para pensar o futuro e traçar metas, a meditação pode ajudar você a ser mais otimista. O ato de meditar inclui o despertar da consciência. Apesar de parecer simples, esta prática necessita da compreensão do que significa a consciência desperta e o que nos torna pessoas totalmente diferentes do que somos, com capacidades, objetivos e percepções distintas.

Parte-se do princípio de que nossa mente é a árvore dos desejos e que nossos desejos, mais cedo ou mais tarde, vão se realizar. Ao refletirmos de forma mais profunda, veremos que nossos medos, anseios e pensamentos poderão criar sofrimento ou uma alegria atual. Uma boa dica é você se perguntar no que está pensando e de que forma isso é refletido através dos seus sentimentos neste momento.

As técnicas de meditação devem ser aplicadas de forma contínua e diariamente. Foto: Shutterstock

As técnicas de meditação devem ser aplicadas de forma contínua e diariamente. Foto: Shutterstock

Para iniciar o processo de meditação a pessoa deve respeitar seus limites, iniciando com a prática em pouco tempo e a aumentando gradativamente com o passar dos dias. Ao forçar a concentração por um longo período de tempo logo de início, isso pode originar dores de cabeça ou até mesmo tontura.

É aconselhável que as técnicas de meditação sejam aplicadas de forma contínua e diariamente, de preferência, em busca de melhores resultados.

Como funciona a meditação

Para dar início a meditação, deve-se escolher um local silencioso, arejado e limpo. Se for possível, o quarto de dormir seria a melhor opção. Coloque-se de uma forma mais confortável e procure ficar um tempo sem se mover ou pensar em nada.

Em seguida, sente-se com as pernas cruzadas, imitando a posição usada pelos orientais. Pode-se optar inclusive por deitar-se com a barriga para cima, deixando as pernas esticadas e os pés unidos. Deixe seu corpo o mais relaxado possível. Durante a meditação, lembre-se seu único objetivo é silenciar a mente e parar com a agitação ou com sucessão de pensamentos que normalmente ocorre.

Ao encontrar-se com o silêncio absoluto da mente, ou melhor, com a ausência total de pensamentos, é que estaremos experimentando o vazio iluminador, o êxtase místico e a liberdade da alma. Isso aumenta cada vez mais em que praticamos a meditação – mais a mente vai se aquietando e estaremos mais próximos de alcançar os objetivos.

Não se preocupe em definir o conceito de vazio iluminador ou qualquer coisa do tipo. Apenas concentre-se na técnica de meditação que você estiver realizando. O objetivo principal deverá ser sempre o de silenciar a mente, nada mais. O que vier depois será por acréscimo.

Domine a sua mente

Devemos domar nossa mente como se ela fosse um animal selvagem. Caso ela insista em desviar para outros pensamentos, seja enfático, dizendo mentalmente que não está procurando por isso e, em seguida, volte a se concentrar em sua meditação e aguarde pela resposta.

A meditação leva você a uma jornada interna para a verdade sobre quem você realmente é. Ela vai além da sua consciência diária, onde ocorre o fortalecimento espiritual, esse poder que nos proporciona optar por pensamentos criativos ao invés de apenas automáticos. Permite-nos ser pró-ativos e não apenas reativos. Traz consigo o sentimento de paz, amor e harmonia, ao contrário de estresse, conflito e caos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

 

6 Dicas para ser uma pessoa mais positiva

Psicólogos explicam e dão dicas sobre como educar as crianças corretamente e sem traumas

20 Maneiras simples de ser feliz

Pessoas felizes reduzem risco de morte em até 35%, diz estudo. A felicidade é a chave para viver mais

Seja uma pessoa melhor com a ajuda da psicologia. Aprenda como transformar alguns defeitos em qualidades e viva mais feliz

5 Alimentos que te deixam mais feliz

Envelheça bem: centenários são mais felizes