Esporte > Exercícios

Conheça os 7 benefícios de andar de bicicleta e abandone o sedentarismo!

Por Redação Doutíssima 16/05/2014

Você já pensou em perder peso pedalando? Além disso, já pensou em todos benefícios que o andar de bicicleta traz para a sua saúde e para o meio ambiente? Andar de bicicleta deixou de ser apenas uma atividade de lazer. Sobre o veículo de locomoção menos poluidor, você pode estar pedalando para a promoção de uma vida mais saudável.

Existem ao menos sete razões para apostar na bicicleta. Escolha entre começar a contar agora mesmo ou durante as pedaladas: a prática colabora para a manutenção do peso ideal, para a melhora da função respiratória, para a redução da ansiedade e da depressão, para o fortalecimento muscular, para regularizar os níveis de colesterol no sangue, para que você tenha um sono melhor e, por fim, para prevenir distúrbios cardíacos.

Entre os benefícios da bicicleta, está a sua ajuda na manutenção do peso ideal. Foto: Shutterstock

Entre os benefícios da bicicleta, está a sua ajuda na manutenção do peso ideal. Foto: Shutterstock

Os benefícios de andar de bicicleta

Tirar a bicicleta da garagem é sempre uma boa ideia para cuidar da sua saúde. Andar de bicicleta amplia a resistência cardiovascular, diminuindo a taxa de mortalidade cardíaca, aumentando a densidade óssea e mantendo os valores de consumo de oxigênio.

A prática também ajuda a perder peso, porque o gasto calórico aumenta ao pedalar. Além disso, ela fortalece os músculos dos membros inferiores, como os da panturrilha, que é considerada o nosso segundo coração ou coração venoso periférico.

Além da panturrilha, ao andar de bicicleta, o ciclista consegue trabalhar, em um mesmo exercício, diferentes musculaturas, como quadríceps, a musculatura posterior da coxa, os glúteos, a musculatura abdominal e extensores da coluna. Incluem-se também os músculos do ombro, braço e antebraço.

Comece a andar de bicicleta

Para começar a andar de bicicleta, além de consultar um médico e fazer exames clínicos, é preciso estar atento a alguns cuidados. Uma bicicleta mal ajustada ou um erro de postura pode causar sobrecarga mecânica e, consequentemente, provocar dores na coluna lombar, cervical, joelhos, tornozelos e pés, assim como formigamento nas mãos.

Antes de andar de bicicleta, é fundamental que o ciclista faça uma revisão periódica no veículo, verificando e corrigindo não só os freios e a calibragem dos pneus, como possíveis folgas das suas partes móveis, como a roda, a caixa de direção e os pedais.

Manter-se hidratado é uma das recomendações básicas a serem seguidas. Também é importante criar o hábito de andar de bicicleta ao menos três vezes por semana, durante cerca de 20 a 40 minutos por dia – isso tudo dependendo da sua condição física e idade.

Outra dica é que ao andar de bicicleta, o ideal é que o selim esteja na horizontal, para evitar dormência na virilha. O importante é que o quadril não oscile durante a pedalada.

Cabe lembrar que a bicicleta é um veículo e que, ao andar de bicicleta, deve-se observar as regras de trânsito pertinentes. Uma delas prevê usar roupas claras e reluzentes no caso de pedalar à noite. Somado a isso, é mais seguro colocar uma luz traseira conectada à bicicleta, para que seja visto à distância.

Usar a ciclovia ou ciclofaixa é uma conduta prevista em lei. Quando este tipo de espaço não existir, pode-se usar o acostamento ou a faixa de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Dicas para reduzir o estresse

Como combater o estresse de todos os dias

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Como meditar deitado

Os benefícios da meditação

Guia da meditação em 3 minutos

Ter fé ajuda no tratamento de câncer?

Aprenda a identificar a depressão infantil

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia

Os benefícios da meditação

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje

Como reduzir o estresse, em 9 passos

Hipnose Condicionativa: novo tratamento para estresse