Zen

Precisando relaxar? Faça uma automassagem para aliviar a tensão do dia-a-dia

Por Redação Doutíssima 17/05/2014

Estresse e má postura deixam os músculos da região cervical tensos e doloridos. A automassagem e alongamentos são procedimentos indicados para aquelas pessoas que não tem no estresse e tensão as causas para as dores musculares.

Os músculos da região cervical são responsáveis por sustentar a cabeça, auxiliar na movimentação dos ombros e braços e ainda servem como músculos acessórios na respiração.

Alívio para tensões na nuca, no pescoço e nas costas está ao alcance das mãos. Foto: Shutterstock

Alívio para tensões na nuca, no pescoço e nas costas está ao alcance das mãos. Foto: Shutterstock

Esse acúmulo de funções, somada ao estresse e tensão, cada vez mais frequentes no dia a dia, fazem com que os músculos entrem em um estado de sobrecarga e fadiga excessivos. As consequências disso podem ser uma sensação aumentada de peso nos ombros, dificuldade para movimentar o pescoço e, em casos mais extremos, pode desencadear dor.

Dicas de automassagem

O alívio para a tensão na nuca, no pescoço e nas costas está ao alcance da ponta dos seus dedos. Que tal praticar a automassagem? Garrafinha de água, tubo de PVC e bolinhas de tênis também podem ser formas práticas de serem utilizadas na hora do relaxamento. Algumas manobras diárias ajudam a ter uma noite de sono melhor e um dia mais produtivo no trabalho. Confira:

– Na cabeça: quem vai ao cabeleireiro sabe como é gostoso receber massagem na cabeça. O melhor é que nós mesmos podemos acariciá-la durante o banho, ativando a circulação do couro cabeludo. Faça movimentos circulares com a ponta dos cinco dedos, do topo da cabeça até a base do crânio.

Outra técnica de automassagem e alongamento que ajuda a aliviar as tensões é rodar a cabeça para o lado direito e em seguida inclinar levemente a cabeça para frente. Com a mão direita, faça uma leve pressão para alongar os músculos que ficam à esquerda do pescoço. Pode-se fazer esse alongamento de três a quatro vezes por dia, com três séries de 30 segundos de cada lado.

– No pescoço: a automassagem no pescoço é indispensável. É quase uma unanimidade entre as pessoas que sentem tensão nesta parte do corpo. Para realizar automassagem no pescoço basta fazer movimentos simples que podem aliviar o desconforto. Com as mãos espalmadas, vá descendo lateralmente do topo da cabeça até os ombros. Repita quantas vezes achar necessário. Depois, finalize fazendo pressão com a ponta dos dedos em cima das vértebras do pescoço.

– Nas costas: para realizar uma boa automassagem e aliviar a tensão nas costas, basta utilizar duas bolinhas. Deite-se de barriga para cima, mantendo os joelhos flexionados e os pés apoiados na superfície. Depois, flexione levemente a coluna e posicione duas bolinhas de tênis bem no finalzinho dela. Daí, deslize as costas sobre elas, fazendo um leve movimento de vaivém. Faça este movimento por cerca de cinco minutos.

Outras formas

A pessoa pode localizar o ponto doloroso e com a polpa dos dedos realizar pequenas pressões e movimentos circulares sobre o local de dor para minimizar a tensão. Também é indicado, durante o banho, deixar a água morna cair sobre a região e aplicar a automassagem.

Fique atento: a automassagem é indicada apenas para pessoas com dores desencadeadas por tensões ou estresse. Já pessoas com lesões na coluna, como hérnias de disco e traumas, entre outras, devem sempre procurar um profissional para avaliar sua real condição.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!