Medicina Alternativa

Doenças de Inverno: conheça os tratamentos com acupuntura e homeopatia

Por José Roberto Tavares Lima 19/05/2014

Por se tratar de um período de baixas temperaturas, muitas doenças são típicas do inverno. Saiba como funciona o tratamento com acupuntura e homeopatia 

 

acupuntura e homeopatia

 

Em 21 de junho começamos o nosso Inverno aqui no Hemisfério Sul, ou seja, estamos vivendo os últimos 30 e poucos dias do Outono e começando a Estação do Friozinho! Foi por esse motivo que escolhi um tema baseado na procura que tenho no consultório para esse período: as doenças de inverno!

O que são Doenças de Inverno? Será que são patologias específicas dessa Estação do Ano? Não, não são específicas, mas estatisticamente são as patologias que aparecem mais nessa época, evidentemente por várias causas, mas a principal delas é comportamental, acredite!

É uma época onde a diferença de temperatura entre o nosso corpo e o meio externo é grande. Além disso, temos fatores como: vento frio, aglomerações locais fechados mal ou pouco ventilados e locais públicos também, além do uso de roupas de Inverno guardadas sem o devido cuidado (cheias de fungos e ácaros), entre outros.

Primeiramente, não custa lembrar que a Gripe é uma patologia na qual temos a presença de um único vírus e Resfriado é uma patologia onde temos a presença de vários vírus. As duas são patologias virais, ou seja, não adianta ficar se automedicando, tomando antibiótico, antitérmicos e anti-inflamatórios por conta própria, sem orientação profissional, pois só vai piorar a situação.

Para os corpos saudáveis, que por algum motivo estão gripados ou resfriados, a doença tem um curso benigno e trás poucos problemas. Na verdade, os corpos saudáveis têm até mais resistência imunológica e, portanto, não desenvolverão os sintomas da gripe ou resfriado, ou esses sintomas serão mais amenos. Para os corpos mais debilitados, ou mais susceptíveis, os cuidados deverão ser maiores: as crianças, os idosos e as pessoas imunodeprimidas.

Tomar a vacina é algo pessoal, que nem vou discutir aqui para não criarmos polêmicas desnecessárias. A vacina está aí, é atualizada todos os anos, pode ser tomada em clínicas particulares e nas unidades de saúde públicas, mas é uma decisão pessoal.

Estou aqui para falar sobre dois temas: como Acupuntura e Homeopatia nos auxiliam auxiliares nos casos de Gripes, Resfriados, Rinites, Sinusites e Alergias, que estatisticamente aparecem mais no Outono e no Inverno.

 

Acupuntura e Homeopatia

 

acupuntura e homeopatiaExistem pontos usados em Acupuntura, que podem ser estimulados com agulhas, Laser, magnetos, cristais radiônicos e outros, que aumentam a imunidade, dificultando assim o aparecimento da Gripe e do Resfriado. Existem Homeopatias que também fazem isso, ou seja, aumentam a imunidade de crianças, jovens, adultos e idosos.

Além disso, existem Homeopatias consagradas que atuam na vigência das Gripes e Resfriados, diminuindo o curso da doença, não deixando que ela perdure pelo tempo normal ou que se agrave.

Desta forma, oriento os meus pacientes para que nessa época de meio de Outono e começo do Inverno procurem seus Acupunturistas e seus Homeopatas, para fazerem as sessões de Acupuntura ou tomar as Homeopatias de maneira preventiva. No caso de estarem já doentes, sugiro também procurar, pois ambas as técnicas melhoram muito a energia do indivíduo, contribuindo para que o organismo busque um equilíbrio e saia logo do quadro agudo, sem complicar a doença.

Além da Gripe e do Resfriado, temos ainda as Rinites Alérgicas e as Sinusites, que normalmente atacam nestas duas Estações do Ano. Pela minha experiência, as duas técnicas (Acupuntura e Homeopatia) são fortes aliados para resolver essas desordens. Assim, não há a necessidade de usar tantos remédios alopáticos, cheios de contraindicações e de efeitos colaterais, principalmente quando tomados por conta própria e sem orientação profissional.

Independente da estação do ano, mas principalmente no Outono/Inverno, recebo em meu consultório pacientes de todas as idades com quadro de Rinite Alérgica e Sinusite. Os resultados das técnicas citadas são fantásticos!

Bem, como na Medicina Tradicional Chinesa, o mais importante é prevenir, por isso vou dar algumas dicas que vão fazer a diferença para as pessoas que normalmente ficam gripadas, resfriadas e com sinusites ou rinites nessa época do ano. Vamos lá:

1. Evite banhos muito quentes e demorados, daqueles em que o banheiro fica cheio de vapor d’água e com água escorrendo pelos azulejos;

2. Evite lavar a cabeça à noite e usar secador de cabelos! Lave seus cabelos na parte da manhã, seque bem com toalha e pronto;

3. Evite lugares aglomerados sem ventilação. Procure estar sempre em lugares mais ventilados;

4. Lembre-se: o que faz mal é uma diferença de temperatura muito grande, ou seja, um banho muito quente e sair pisando no chão frio ou com janelas abertas, recebendo golpes de ar frio no corpo, por exemplo;

5. Tomar sorvete no Inverno não trás Gripe ou Resfriado para ninguém! Entenda que ambas são doenças virais. Pessoas que estão em equilíbrio com seu organismo e são saudáveis, tomam sorvete em qualquer estação do ano!

Desta forma, desejo a todos que esse final de Outono e também os três meses de Inverno sejam tão bons para todos quanto as duas estações mais quentes: Primavera e Verão!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Benefícios da acupuntura: você dá a devida importância à sua respiração na sua rotina

Sabia que sua dor nas costas pode ser hérnia de dsco? Acabe com suas dúvidas agora!

Acupuntura é um ramo tradicional da medicina chinesa

5 Hábitos para uma vida saudável

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor e mais nutritiva

Acupuntura na gravidez pode ser uma boa experiência

Dor nas costas? Conheça as causas e tratamentos