Exercícios

Emagrecer no inverno: saiba como perder peso mesmo com mais apetite

Por José Roberto Tavares Lima 20/05/2014

Será que eu consigo emagrecer no Inverno, mesmo sendo uma estação do ano na qual o nosso apetite aumenta tanto? A resposta é simples: sim! Saiba como. 

 

emagrecer no Inverno

 

Antes de começar é preciso entender como o nosso corpo funciona. Quando estamos na primavera e no verão, a temperatura externa está mais próxima da temperatura do nosso corpo. Nosso corpo tem temperatura constante, em torno de 36 a 36,5 graus Celsius. A temperatura média dessas estações está em torno dos 30 Graus Celsius. É por esse motivo que muita gente diz que quase não sente fome nestes períodos do ano. Claro, nós não precisamos queimar tantas calorias para manter meu corpo aquecido, pois a temperatura externa está alta!

Já no Inverno, como a temperatura externa é muito mais baixa que a do nosso organismo nós precisamos queimar muitas calorias para manter nosso corpo aquecido. Desta forma, comemos mais. Além de comermos mais, temos “vontade” de comidas mais calóricas e sempre mais quentes.

 

Como emagrecer no inverno

 

Sendo assim, basta fazermos algumas reflexões para saber como emagrecer no inverno:

1. Se eu quero emagrecer no Inverno, basta eu comer uma quantidade de comida menor (em volume) do que eu como na Primavera e Verão.

2. Não adianta apenas comer menos em volume! Coma comidas mais frias, para que seu corpo queime calorias para se aquecer.

3. Coma comidas menos calóricas! A vontade é de tomar chocolate quente o dia todo! A vontade é de comer massas bem calóricas no almoço e no jantar! A vontade é de comer feijoada todas as quartas-feiras e sábados! Claro que a vontade é essa! Nosso cérebro comanda as vontades de acordo com as necessidades de aquecer ou esfriar o corpo. Contrarie seu cérebro! Não dê suporte de calorias para o seu corpo!

4. Faça atividade física de desgaste para emagrecer no inverno: caminhada, hidroginástica (você terá que queimar calorias para manter o corpo aquecido, mesmo a temperatura da água estando mais quente), tênis, bicicleta ergométrica ou andar de bicicleta na ciclovia, dentre tantas, incluindo os esportes em grupo: vôlei, basquete, futebol, etc.

5. Se você gosta de sorvete, não tem nada que o impeça de curtir um bom sorvete! Apenas não esqueça que ele tem que ser sem açúcar e sem gordura! Todas as boas marcas já oferecem essa versão.

6. À noite, dê preferência aos caldos mais quentes, porém menos calóricos. Não adicione batata, cenoura, beterraba e tantos outros calóricos à sua sopa! Engrosse a sopa com Pasta de Missô, coloque carne magra ou caldo de peixe ou peito de frango, gengibre, alho poró, espinafre, couve manteiga, brócolis.

Enfim, você é quem vai decidir se engorda ou emagrece no Inverno! É a melhor época do ano para se perder peso ou ganhar peso!

E o que vem logo após o Inverno? A Primavera! E quem ganhou peso no Inverno acaba procurando perder peso da maneira menos adequada: medicação controlada, pois quer chegar no verão e entrar nas roupas que deixou para trás e também quer curtir praia sem ter vergonha de estar gordo(a).

Faça a sua opção seguindo o que você realmente quer para você! 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Metformina para emagrecer? Saiba quais são os riscos do uso deste medicamento para perder peso

Entenda melhor os motivos pelos quais uma dieta de fome torna as coisas piores

Seque comendo: Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo para emagrecer.

Utilize o macarrão konjac para emagrecer rápido e saudável

Shake para emagrecer funciona?

Questione antes de tentar: será que dietas de revista servem para mim?

Veja 8 Dicas para emagrecer rápido depois do parto e e recupere a sua boa forma