Guia do Câncer

Câncer de tireoide: tudo o que você precisa saber sobre a doença

Por Dr. Mateus Dornelles Severo 27/05/2014

Apesar do nome que assusta as pessoas, o câncer de tireoide é uma doença comum e que possui tratamento. Entenda melhor! 

 

câncer de tireoide

 

Câncer. Eis uma palavra que assusta qualquer pessoa. Como qualquer órgão ou tecido, a tireoide também está sujeita ao crescimento desenfreado das células. O câncer de tireoide é uma doença relativamente comum. Cerca de 1% da população recebe este diagnóstico anualmente. A maioria dessas pessoas são mulheres com mais de 40 anos.

Primeira grande dúvida: como podemos desconfiar desta doença para que possamos diagnosticá-la? No início, o câncer de tireoide é pouco sintomático. Na maioria dos casos, a doença se apresenta com um nódulo (caroço) firme e indolor na região anterior do pescoço. Importante frisar que nem todo nódulo de tireoide é câncer! De fato, a maioria dos nódulos é benigno. Sintomas como crescimento rápido, rouquidão e sintomas compressivos, como dificuldade de engolir ou de respirar, são muito sugestivos de que o nódulo possa ser maligno.

No entanto, para se confirmar ou descartar o diagnóstico, uma avaliação pormenorizada precisa ser feita. Esta consiste em consulta com o médico endocrinologista, fazer exames de imagem, de sangue e punção do nódulo suspeito.

 

Diagnosticando o câncer de tireoide

 

Como a tireoide se localiza logo abaixo da pele, o exame físico bem realizado, com simples inspeção e palpação, já traz informações importantes como tamanho, consistência e sinais de invasão do tumor. Além disso, o médico procura por ínguas que possam sugerir metástases.

Após a consulta, o endocrinologista solicita, como exame de imagem de escolha, uma ultrassonografia ou ecografia da tireoide. Através deste exame, o nódulo suspeito será avaliado minuciosamente. Além disso, usa-se a ecografia para planejar e guiar a punção com agulha fina.

A punção aspirativa com agulha fina, ou simplesmente PAAF, é o principal exame na avaliação do câncer de tireoide. Através de uma agulha muito fina, retira-se uma amostra de células que é avaliada no microscópio. Esse exame identifica qual o tipo de tumor. Esta informação é de extrema importância para definição do tratamento.

Normalmente, o tratamento do câncer de tireoide é cirúrgico. A extensão da cirurgia vai depender do tipo do câncer e do quanto ele já se espalhou, além das condições clínicas do paciente. Após a cirurgia, os pacientes com tumores do tipo papilífero e folicular recebem uma dose de iodo radioativo, além de tratamento com hormônio tireoidiano em doses supressivas. Todos os pacientes com histórico de câncer de tireoide devem manter acompanhamento endocrinológico por tempo indeterminado. Este acompanhamento visa identificar e tratar qualquer possível recidiva.

Em resumo, o câncer de tireoide apesar de prevalente, responde muito bem ao tratamento quando identificado precocemente e tratado de forma apropriada. Logo, a menor suspeita, procure um endocrinologista para avaliação especializada.

Fonte: www.drmateusendocrino.com

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Menopausa não é doença

Diane 35: Tudo que você precisa saber sobre a polêmica dessa pílula anticoncepcional. Vilã ou mocinha?

Conheça os 4 hormônios do ciclo menstrual

Como lidar com a depressão no tratamento contra o câncer

Menstruação atrasada: O que pode ser?

Mito ou verdade: Canela para acelerar a menstruação

6 tratamentos contra a infertilidade mais usados