Clínica Geral > Especialidades

Efeitos da insônia são maiores nas mulheres do que nos homens

Por Redação Doutíssima 05/06/2014

A insônia é um distúrbio bastante comum e que atinge uma grande parte das pessoas em todo o mundo. Apesar desta condição não escolher suas vítimas, nem por sexo, nem por idade, estudos comprovam que os efeitos da insônia são mais prejudiciais á saúde das mulheres do que dos homens.

Os efeitos da insônia vão desde a ocorrência de uma série de problemas cardiovasculares no indivíduo, embora este risco seja ainda maior nas mulheres que não conseguem ter uma boa noite de sono e acabam dormindo pouco.

Adotar bons hábitos de sono é importante para vencer os efeitos da insônia. Foto: Shutterstock

Adotar bons hábitos de sono é importante para vencer os efeitos da insônia. Foto: Shutterstock

Em estudo conduzido por especialistas em medicina do sono, foi constatado que as mulheres que dormiam por períodos inferiores a cinco horas por dia apresentaram maiores níveis da proteína C, uma molécula ligada a problemas cardíacos.

Além de elas serem mais afetadas do que os homens quanto aos efeitos da insônia, o sexo feminino ainda se constitui como um maior fator de risco pelo fato de terem maior propensão a apresentar distúrbios que dificultam o sono, principalmente de ordem psicológica.

Mulheres e os efeitos da insônia

De acordo com especialistas, as mulheres sofrem mais suscetíveis aos efeitos da insônia por motivos genéticos e também hormonais. Durante o período da menopausa, o organismo reduz a produção de progesterona e esta condição favorece a vigília, além de provocar distúrbios de humor, como a ansiedade e a depressão.

As mulheres são mais propensas a sentir os efeitos da insônia exatamente por que é durante o período da menopausa, entre os 45 e 50 anos, que elas ficam com o organismo mais frágil e, assim, surge o distúrbio.

Normalmente, os efeitos da insônia passam assim que a fase inicial da menopausa passa. Porém, se a mulher sentir muitas dificuldades para dormir durante esta fase, é recomendável que procure um especialista do sono para que os efeitos da insônia não causem maiores problemas ao organismo.

É importante lembrar ainda que a insônia favorece o aparecimento de diversos problemas cardiovasculares, como a hipertensão, além de aumentar o risco de infartos e derrames.

Embora o ronco, outro sintoma de que há algo errado com o organismo, tenha maior incidência em pessoas do sexo masculino, os distúrbios hormonais e comportamentais colocam as mulheres em posição de risco elevada em relação aos males de noites mal dormidas.

Três passos para vencer os efeitos da insônia

1. Primeiro adote bons hábitos de sono. Tente deitar-se e levantar-se sempre à mesma hora todos os dias, inclusive aos fins de semana. Prefira refeições leves antes de dormir e desligue qualquer aparelho eletrônico antes de se deitar;

2. O segundo passo é evitar o estresse. Uma das causas mais comum de insônia é o estresse. É aconselhado evitar locais e situações que provocam estresse, realizar atividades prazerosas diariamente e desligar-se do trabalho e das preocupações antes de ir dormir;

3. Quando os passos acima se mostrarem insuficientes para curar a insônia, o médico deverá ser consultado para que a causa da insônia seja descoberta e a doença possa ser tratada de forma adequada. Algumas pessoas podem sofrer os efeitos da insônia devido à reação de algum medicamento que esteja tomando. Se este for o caso, aconselha-se que o médico indique outro medicamento que tenha o mesmo efeito.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento