Maquiagem

Maquiagem à prova d’água: veja produtos que resistem ao suor e à chuva

Por Redação Doutíssima 10/06/2014

Investir na compra de um kit de maquiagem à prova d’água é uma ótima forma de manter a beleza do seu rosto, sem se deparar com surpresas desagradáveis, especialmente em eventos como festas, aniversários, casamentos, no Carnaval ou na passagem de ano.

Maquiagem à prova d’água no dia a dia

A maquiagem à prova d’água também é uma ótima opção para o dia a dia, já que o suor pode deixar o rosto brilhante, borrar o rímel, a sombra e também o batom. Nesse sentido, a linha de produtos de maquiagem à prova d’água é dividida em três categorias: resistentes à água, à prova d’água e de longa duração.

Maquiagem à prova d’água permite à mulher ficar linda sob qualquer condição. Foto: Shutterstock

Maquiagem à prova d’água permite à mulher ficar linda sob qualquer condição. Foto: Shutterstock

A maquiagem à prova d’água possui substâncias (ceras, silicone e polímeros de derivados de petróleo), que formam uma película impermeável sobre a pele. Já os cosméticos realmente resistentes à água incluem os produtos para a pele (base, pó, blush e sombra), os quais possuem um poder de fixação médio. Contudo, eles não podem ser totalmente impermeáveis, pois as células cutâneas precisam respirar.

Dicas para se maquiar

Uma dica de ouro para utilizar a maquiagem à prova d’água é lavar o rosto com água fria e sabonete neutro antes de começar a se maquiar. Depois, passe uma pedrinha de gelo, em especial na chamada zona T, que compreende a testa, o nariz e o queixo. Este cuidado é importante para fechar os poros. Também use um primer matificante, para uniformizar a textura da pele a ajudar a fixar a maquiagem.

Ao passar a base, que também é uma maquiagem à prova d’água, lembre-se de que geralmente elas são mais espessas e mais “pesadas” do que as bases convencionais. Por isso, é preciso passar a base com cuidado nas regiões do rosto em que a pele é mais fina, como a área dos olhos, para não marcar as linhas de expressão.

As sombras em pó podem ser usadas com tranquilidade e sem grandes preocupações. Os maquiados afirmam que o truque principal é aplicar a base também na pálpebra e passar um pó translúcido antes da sombra.

Existem ainda algumas sombras cremosas que são um tipo de maquiagem à prova d’água e que garantem maior durabilidade e fixação em dias quentes, além de primers específicos para os olhos, que também ajudam a fixar a maquiagem.

Nos lábios, os batons matte (com uma textura sequinha e sem brilho) e os batons em lápis tendem a durar mais tempo. Eles são mais densos e a sua diluição com água é bem mais difícil. Aposte neste tipo de procuro para obter lábios coloridos por mais tempo.

Como retirar a maquiagem à prova d’água

Fique atenta: a maquiagem à prova d’água não é removida apenas lavando o rosto com sabonete líquido. A melhor maneira de retirar os produtos de alta fixação é com a utilização de leites ou de óleos demaquilantes, além de demaquilantes bifásicos, os líquidos com substâncias solventes especiais.

Eles contêm grande concentração de componentes oleosos, os quais se misturam à maquiagem à prova d’água, permitindo a remoção completa do produto sobre a pele.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite