Dica do Nutricionista

Cerveja fitness pode entrar na dieta? Confira benefícios e calorias da bebida

Por Redação Doutíssima 15/06/2014

A cerveja fitness é uma verdadeira sacudida na mentalidade da maioria dos esportistas no Brasil e no mundo. Até hoje, as atividades esportivas e a cerveja sempre pareceram forças antagônicas. No entanto, uma empresa canadense, a Lean Machine Brands, promete mudar essa realidade. Quer entender qual é a promessa da cerveja fitness? Vamos lá:

O que é a cerveja fitness

Cerveja fitness é o termo que vem sendo utilizado para designar as cervejas da empresa canadense Lean Machine (em português, algo como “Máquina Enxuta”). Essa cervejaria propõe uma verdadeira revolução no mercado das bebidas alcoólicas, já que associa o álcool à saúde.

cerveja fitness

Cerveja fitness promete colocar bebida como aliada das atividades esportivas. Foto: Shutterstock

Uma lata de 355 ml da cerveja fitness tem apenas 77 calorias e 0,5% de graduação alcoólica, enquanto que uma lata de mesmo tamanho de cerveja comercial no Brasil costuma ter mais de 150 calorias e 4,5% de álcool. Além de reduzir a carga calórica, a cerveja fitness apresenta, em sua constituição, sete vitaminas e sete gramas de proteína.

A empresa responsável pela criação da cerveja fitness aponta, entre os benefícios de sua bebida, a presença de vitamina C (antioxidante), zinco (sistema imunológico) e substâncias responsáveis pela recuperação muscular, pela reposição de nutrientes e pela manutenção dos eletrólitos do corpo.

“Lean Machine é feita para adultos ativos que estão procurando por uma cerveja saborosa com poucas calorias e carboidratos”, dizem os criadores da cerveja fitness. “Então, se você está superando limites ou apenas empurrando o carrinho de golfe, Lean Machine lhe dá os sabores naturais e vitaminas essenciais que você precisa”.

Então a cerveja fitness não engorda?

Calma, não é bem assim. Na verdade, os especialistas apontam que a cerveja fitness também pode engordar, como qualquer outra bebida calórica. É importante que isso fique claro antes que você saia correndo da academia para comprar uma caixa dessa cerveja. Até porque, por enquanto, ela não está disponível para venda no mercado brasileiro.

Nutricionistas lembram que o álcool, mesmo em pequenas quantidades, inibe a produção de um hormônio conhecido como HAD (hormônio antidiuerético), que estimula a diurese. Ou seja, aquela tradicional vontade de ir ao banheiro não deve ser aliviada com a cerveja fitness.

Versões da cerveja fitness

A Lean Machine possui quatro versões atualmente: a Lager, a Lemon Ale (com toque de limão), a Honey Ale (com adição de mel) e a Pepper Ale (com pimenta), todas sem glúten e com a mesma carga energética. A empresa anuncia pacotes de 24 unidades de 355 ml por 150 dólares (aproximadamente 350 reais).

Cerveja fitness ou cerveja light?

Além da Lean Machine, há diversas outras cervejas light no mercado, muitas disponíveis no Brasil e vendidas por grandes cervejarias. O que diferencia a cerveja fitness da cerveja light é que a versão light não promete o fator isotônico nem possui teor de álcool tão diminuto.

No mercado, encontram-se opções como: a Bud Select 55, que possui 55 calorias e 4,3% de álcool, da Budweiser; a Miller Genuine Draft 64, com 64 calorias e 2,8% de álcool, da Miller; a Itaipava Light, com 35 calorias por 100 ml, da Itaipava.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Conheça os alimentos que tiram o sono e invista numa dieta muito mais motivadora

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Comer bananas diminui as cãibras? Saiba se o conhecimento popular tem razão

Problemas no sangue? 7 comidas que devemos evitar quando há problema de sangue fino

Fuja das comidas que sugam as suas energias