Receitas

É São João! Confira 4 receitas de festa junina para animar o arraial

Por Redação Doutíssima 25/06/2014

O mês de junho é sempre esperado por muitos, mas não pelo inverno em si, mas pelos festejos de São João. Além das brincadeiras das crianças, como pescaria, dançar quadrilha e correio elegante, os comes e as bebes estão entre as preferências, inclusive por parte dos adultos, que podem se refestelar provando as muitas receitas de festa junina.

4 receitas de festa junina para fazer em casa

São tantas as delícias que fazem parte dessa festa, que resolvemos trazer para você sugestões de receitas de festa junina para ajudar a montar um verdadeiro arraial, de maneira simples e barata. Dentre os ingredientes necessários, é preciso separar sobretudo produtos comuns no São João. O resultado será um bolo de milho, vinho quente, amendoim doce e pé de moleque.

receitas de festas junina

Rapadura e pé de moleque estão entre as deliciosas receitas de festas junina. Foto: Shutterstock

Bolo de milho

– 5 ovos

– 1 xícara de óleo

– 2 xícaras de açúcar

– 2 xícaras de farinha de trigo

– 1 colher de fermento em

– 2 latas de milho verde

– Modo de preparo: bata no liquidificador o milho, óleo e os ovos. Depois, coloque a mistura em um recipiente, acrescentando a farinha, açúcar e o fermento. Misture tudo com o auxílio de uma colher, até ficar uma massa grossa. Distribua a mistura em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos. Eis uma das receitas de festa junina mais comuns.

Vinho quente

– 1 laranja madura grande

– 5 cravos-da-índia

– 3 anises-estrelados

– 3cm de gengibre (cortado em fatias finas)

– 1 xícara (chá) de água

– 4 colheres (sopa) de açúcar

– 1 garrafa de vinho branco

– Modo de preparo: descasque a laranja, preservando a parte branca. Após, enfie aos poucos os cravos na casca e coloque tudo numa panela. Em seguida acrescente os anises-estrelados, o gengibre, a água e o açúcar. Leve ao fogo, mexendo sempre, até que o açúcar dissolva. Cozinhe em fogo brando por 10 minutos e vá mexendo de vez em quando. Tire do fogo e adicione o vinho e reserve por 20 minutos. Quando for servir, aqueça a bebida em fogo brando, mas tome cuidado para que não ferva.

Amendoim doce

– 500g de amendoim cru com pele

– 500g de açúcar

– 1 copo (americano) de água

– 1 colher (chá) de sal

– Modo de preparo: coloque em uma panela de borda alta o amendoim cru (com pele) e leve ao fogo baixo. Mexa até o amendoim torrar, mas sem queimar. Depois adicione o açúcar, a água e o sal. De preferência, use uma colher de pau para mexer até o açúcar secar e grudar nos amendoins. Retire do fogo e distribua em uma assadeira, solte os amendoins grudados e deixe esfriar. Também é uma das delícias mais procuradas e está sempre entre as receitas de festa junina.

Pé de moleque

– 600g de rapadura

– 1 xícara (chá) de água

manteiga para untar

– 2 xícaras (chá) de amendoim torrado sem pele

Modo de preparo: corte a rapadura em pedaços e ponha numa panela grande com água, levando ao fogo alto. Mexa até que a rapadura derreta e comece a ferver. Então, pare de mexer e deixe cozinhar até que atinja o ponto de bala dura. Unte uma superfície plana com manteiga, e junte o amendoim. Mexa com uma colher de pau até que a calda comece a engrossar e ficar opaca. Quando começar a endurecer, corte o doce em retângulos. Deixe esfriar e, depois, guarde em recipiente bem fechado.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Deliciosas! Veja 10 receitas de chás para aquecer seu inverno

Aprenda a fazer refrigerante caseiro com receitas fáceis e baratas

5 receitas de sucos verdes que ajudam a emagrecer

Vontade de comer doce, mas nenhuma vontade de engordar? Utilize essas 12 receitas de sobremesas sem açúcar para comer sem culpa

5 receitas de festa junina para comer sem medo

4 Dicas desintoxicantes para após as festas

5 Comidas que tem cara de saudáveis, mas não são