Especialidades

Reconhecer sintomas de infarto pode evitar a morte. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 27/06/2014

Quando parte do músculo cardíaco deixa de ser irrigado com sangue, responsável por levar nutrientes e oxigênio, pode-se dizer que a pessoa está sofrendo um infarto. Nesses casos, a falta de oxigênio a um de nossos principais órgãos pode levar à morte do músculo. Daí, a importância de sabermos os sintomas de infarto.

Sintomas de infarto e fatores de risco

Antes de falar dos sintomas de infarto, todavia, convém alertar para os chamados fatores de risco. Aqueles que neles se identificarem devem redobrar a atenção. E há uma série deles: tabagismo, altas taxas de colesterol ruim (LDL), hipertensão, obesidade, sedentarismo, estresse e histórico familiar da condição são os principais.

Nas mulheres, sintomas do infarto nem sempre incluem a conhecida dor no peito. Foto: Shutterstock

Nas mulheres, sintomas do infarto nem sempre incluem a conhecida dor no peito. Foto: Shutterstock

Quais são os principais sintomas de infarto?

De acordo com especialistas, os sintomas de infarto são divididos em típicos e atípicos. Os sintomas de infarto típicos são aqueles que ocorrem na maioria das vezes e o principal deles é uma dor bem forte no peito, que pode se estender para outras regiões próximas do corpo, também podendo estar acompanhada de algum mal-estar, enjoo, suor, palidez e, talvez, dificuldades para respirar.

Os sintomas de infarto atípicos são aqueles que muitas pessoas acabam não dando a devida atenção, mas que podem também estar alertando para a ocorrência de infarto: quando as dores estendem-se para a mandíbula ou para as costas, e nos casos em que as náuseas ou dor de estômago estejam acompanhadas de uma sensação de garganta obstruída.

Sintomas de infarto em homens e mulheres

Pesquisa feita nos Estados Unidos, avaliando aproximadamente 1 milhão de americanos que foram vítimas de infarto, mostra que há diferenças nos sintomas de infarto entre homens e mulheres.

Embora não se saiba o porquê, a conclusão foi de que, nas mulheres, os sintomas de infarto, muitas vezes, não são tão claros como nos homens, já que nem sempre incluem a característica e conhecida dor no peito.

Os estudiosos concluíram que, nas mulheres, os sintomas de infarto mais evidentes são semelhantes aos de uma forte indigestão, como se houvesse algo incomodando na garganta, além de dores nas costas e alguma dificuldade para respirar. Isso principalmente naquelas que têm menos de 55 anos de idade.

Portanto, se você é mulher, deve ter um cuidado redobrado com os sinais enviados pelo corpo. Podem não parecer, mas é possível que eles sejam sintomas de infarto.

Diferenças entre sintomas de infarto e de AVC

Infarto e acidente vascular cerebral (AVC) assemelham-se quanto aos grupos de risco e, por isso, podem causar alguma confusão. Eles diferenciam-se quanto aos sintomas, porém.

No caso do AVC, normalmente ocorre uma fraqueza dos músculos ou da visão, formigamentos em um dos lados do corpo, dificuldades para se expressar verbalmente, algumas tonturas e, às vezes, alterações na memória. Como é fácil perceber, são bem distintos dos sintomas de infarto.

Apresentei sintomas de infarto: o que fazer?

Depois de apresentar sintomas de infarto, é importante imediatamente chamar ajuda médica. Enquanto o socorro não chega, algumas outras dicas são importantes e podem ajudar: não faça esforços físicos, dê uma afrouxada nas roupas, fique em um local com boa circulação de ar e, além disso, respire profundamente.

 

 

Saiba mais:

 

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?