Sem categoria

Conheça os riscos de realizar exercício aeróbico em jejum

Por Redação Doutíssima 30/06/2014

Antes de qualquer prática de exercícios físicos é fundamental ter uma boa alimentação, principalmente com um bom número de carboidratos, que são o combustível para o corpo. No entanto, há pessoas que gostam de ir à academia cedinho, sem tomar um café da manhã, com a ideia de que realizar exercício aeróbico em jejum ajuda a emagrecer. Será verdade ou mito?

Pesquisa incentiva o exercício aeróbico em jejum

A boa alimentação é o principal para quem procura na atividade física uma maneira de ser mais saudável. Porém, algumas pesquisas, como a feita na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, garantem que praticar exercício aeróbico em jejum pode facilitar o emagrecimento.

aeróbico em jejum

Embora fazer exercício aeróbico em jejum possa emagrecer, há riscos à saúde. Foto: Shutterstock

Por que o aeróbico em jejum emagrece

Conforme os pesquisadores, o exercício aeróbico em jejum, feito antes da primeira refeição do dia, queima mais glicose e gordura. É por isso que ele ajudaria na redução da resistência da insulina, que é a responsável pelo aumento do peso.

Fazer aeróbico em jejum, quando o corpo não possui reservas de glicogênio, desafia muito esforço. Então, os lipídeos são utilizados como fonte de energia. Em 1999, Bill Phillips, em seu livro Body for Life, já era um defensor da teoria que realizar exercício aeróbico em jejum aumentaria a queima de gordura corporal.

Riscos do exercício aeróbico em jejum

Mas será que essa prática faz bem à saúde? Muitos especialistas acreditam que não, e que fazer qualquer exercício aeróbico em jejum pode ser prejudicial ao ser humano. Conheça alguns riscos de realizar exercício aeróbico em jejum e avalie se realmente vale a pena:

1. Hipoglicemia: com a queda da glicose na corrente sanguínea, pode-se criar um processo de hipoglicemia. O resultado disso pode ser uma perda momentânea da consciência, além de dores de cabeça e tonturas.

2. Perda de massa muscular: a gordura vai embora e a sua massa magra também. Vale a pena? Antes de utilizar os lipídios como fonte de energia, o corpo transforma as proteínas corporais em glicose. Então, na verdade antes de emagrecer, há a perda de massa magra.

3. Diminuição do gasto calórico: quando o corpo se vê diante da escassez de alimentos, ele começa a entrar em um estado de racionamento, ou seja, por mais que seja feito o exercício aeróbico em jejum, o gasto calórico será menor.

4. Queda do rendimento: praticar exercício aeróbico em jejum pode diminuir o rendimento durante o exercício, assim, o corpo utiliza menos energia, pois precisa dela para o funcionamento do organismo. Então, a sensação de cansaço é maior e mais rápida do que quando é feita uma refeição antes de pratica.

5. Infecções: com o exercício aeróbico em jejum, o corpo fica mais de 10 horas sem a energia vinda dos alimentos. Isso deixa o organismo debilitado, devido à falta de nutrientes, o que favorece o aparecimento de infecções.

Quando realizar o aeróbico em jejum

A prática de exercício aeróbico em jejum é possível, mas não é o mais recomendado. Para especialistas, alguns atletas que possuem acompanhamento podem utilizar o método, porém pessoas comuns nunca devem adotar a prática de exercício aeróbico em jejum sem consultar um profissional. A duração do exercício não pode ultrapassar 40 minutos e deve ser feito respeitando alguns sinais do corpo, como os batimentos cardíacos.

A forma ideal para realizar os exercícios é fazer uma boa refeição antes, rica em carboidratos complexos, presentes nos grãos integrais, pois assim possibilita uma maior resistência para a prática da atividade. A regra é simples: deve-se queimar mais energia do que se é ingerido.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

16 dicas para perder peso