Gravidez e Filhos

Guia da mãe inexperiente: saiba tudo sobre cuidados com recém-nascido

Por Redação Doutíssima 11/07/2014

Uma criança que acaba de nascer tem como característica marcante a fragilidade e a necessidade de atenção especial. Se, por um lado, os cuidados com recém-nascido exigem muito das mães já veteranas, por outro, são ainda maiores para aquelas que estão tendo a sua primeira experiência de maternidade.

Cuidados com recém-nascido vulnerável

É considerado recém-nascido o bebê que possui até 28 dias de vida. Nesta fase, a mãe está cercada de ansiedade e expectativas, enquanto seu filho ainda está vulnerável, deixando clara a necessidade de adoção de cuidados com recém-nascido. A rotina em casa com o bebê requer medidas específicas. Tire suas dúvidas e encha seu bebê de carinho!

cuidados-com-recem-nascido

Bebê recém-nascido precisa do carinho, do conforto e da segurança de sua mãe. Foto: Shutterstock

Cuidados com recém-nascido: choro

Muitas mães se perguntam por que os recém-nascidos choram tanto. O choro é a única forma de expressão do bebê e, geralmente, ele chora porque quer alguma coisa.

Existem diversos fatores que levam ao choro, como fome, fralda suja, frio, calor, incômodo, irritação por barulho ou luz, estresse diante da movimentação de adultos e cansaço ou falta de sono.

É preciso ter cuidados com recém-nascido. Se a mãe perceber que está irritada demais com o choro, é interessante pedir ajuda a alguém, tentar sentar, respirar fundo e se acalmar.

Cuidados com recém-nascido: cólicas

Todo recém-nascido tem cólicas, isto é um fato. Mas a mãe não deve ficar nervosa, pois o episódio é normal em recém-nascidos. As cólicas fazem parte do amadurecimento natural do sistema digestivo do pequeno. Alguns médicos até receitam medicamentos para aliviar as dores, mas o melhor remédio é o leite materno.

Aquecer a barriga, aconchegar o bebê e deixá-lo na posição fetal também são medidas que ajudam a contornar a situação. Entre os cuidados com recém-nascido, é importante saber que o choro de cólica é aquele mais intenso, que começa e termina de forma repentina.

Cuidados com recém-nascido: água e chá

Muitas dúvidas povoam a cabeça das mães de primeira viagem. Uma delas é se um recém-nascido pode tomar água e chá. Segundo os pediatras, o leite materno nutre, hidrata e acalma, não sendo necessário nenhum outro alimento.

Além disso, o hábito de tomar água ou chá pode fazer com que ele deixe de mamar, ingerindo quantidades menores de proteínas e calorias necessárias para o seu desenvolvimento. Sem falar que a maioria dos chás contém estimulantes que deixam o bebê agitado. Se forem servidos com açúcar, pior ainda. Os grãos podem fermentar e causar cólicas.

Cuidados com recém-nascido: segurar o bebê

O fato de carregar um recém-nascido pode causar aflição em algumas pessoas. Segurar o bebê é um dos principais cuidados com recém-nascido que a mãe deve ter. Como a musculatura do pescoço é pouco desenvolvida, é preciso apoiar bem a cabeça e as costas.

A melhor maneira de fazer isso é encaixar a cabeça na dobra do seu cotovelo e as costas no seu antebraço. Jamais faça movimentos bruscos. Outro cuidado que a mãe deve tomar é com a parte superior da cabeça do bebê, também chamada de moleira, pois os ossos do crânio ainda não estão totalmente formados.

Cuidados com recém-nascido: banho

Muitas mães se preocupam com a forma e o horário de dar o banho em seus bebês. O horário é um critério pessoal e o mais importante é verificar a temperatura da água. Faça isso com o seu punho: se estiver morna, segure o bebê em um de seus braços e com o outro de o banho.

Não se incomode se ele chorar. É normal que os recém-nascidos se assustem nessa hora. Após o banho, enrole-o em uma fralda de pano em posição fetal. Isso lhe trará o conforto e segurança de que tanto necessita.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saiba mais sobre os benefícios da natação para bebês

Fissura labial atinge um em cada 550 bebês no Brasil

Copa inspira ensaio fotográfico com bebês

Estenose aórtica: quando uma doença cardíaca afeta bebês e crianças

Carinho em bebês recém-nascidos internados ajuda na recuperação

Vida de bebê: veja a reação de bebês descobrindo novas sensações

9 Coisas que você não sabia sobre cuidar de bebês gêmeos

Alerta: conheça as principais causas da surdez nos bebês

Como fazer uma massagem em bebês

31 Conselhos para deixar a casa mais segura para os bebês e crianças