Dica do Nutricionista

Sobrepeso e obesidade: como identificar o problema

Por Dr. Mateus Dornelles Severo 11/07/2014

O estilo de vida moderno, com hábitos alimentares incorretos e sedentarismo, faz crescer o número de pessoas com sobrepeso e obesidade. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, em 2015, teremos no mundo 2,3 bilhões de pessoas com excesso de peso e 700 milhões de obesos – um crescimento de 75% em 10 anos.

sobrepeso e obesidade

Sobrepeso e obesidade: calcule o IMC

No Brasil, pesquisas recentes mostram que, a cada 10 brasileiros, 4 sofrem com o sobrepeso e 1 está obeso. Define-se como sobrepeso o IMC (índice de massa corporal) de 25 até 29,9 kg/m2 e como obesidade o IMC maior ou igual a 30 kg/m2.

O cálculo do IMC é muito simples. Basta dividir o peso pelo quadrado da altura, como mostra a fórmula a seguir: IMC = peso (kg) / altura (m) x altura (m). Por exemplo, para calcular o IMC e saber se é excessivo o peso de uma mulher com 65 kg e 1,53m de altura, faremos IMC = 65 / 1,53 x 1,53 e obteremos como resultado: 27,77 kg/m2, que indica sobrepeso.

Problemas associados ao sobrepeso e obesidade

Muito além do aspecto estético, é mesmo uma questão de saúde as complicações relacionadas ao excesso de peso. Entre os problemas mais frequentes, estão o aumento da glicose e diabete melito, pressão alta, aumento do colesterol e triglicerídeos, aumento do risco de doenças cardíacas, hepatite por deposição de gordura no fígado, pedra na vesícula, distúrbios do sono, a exemplo do ronco e apneia, artrose de joelhos e quadril, doenças na pele, ansiedade, depressão e baixa autoestima.

Caso você suspeite que esteja acima do peso, calcule seu IMC e procure um endocrinologista. Quanto antes o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados na prevenção e regressão das complicações associadas.

 

Fonte: www.drmateusendocrino.com

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso