Filhos

Cuide de seu bebê! Veja como enfrentar as cólicas em recém-nascidos

Por Redação Doutíssima 18/07/2014

Seja você mãe de primeira viagem ou não, poucas coisas são mais perturbadoras do que ouvir o seu bebê chorando. As cólicas em recém-nascidos, geralmente, duram até o quarto mês de vida do bebê, pois o sistema digestivo do bebê não é maduro.

Cólicas em recém-nascidos são intensas

Se as cólicas permanecem de forma mais intensa nos primeiros meses, a boa notícia é que há um apanhado de técnicas para aliviar as cólicas em recém-nascidos, auxiliando seu bebê a passar por esse momento.

colicas-em-recem-nascidos

Choro insistente é uma das formas de identificar as cólicas em recém-nascidos. Foto: Shutterstock

Confira como aliviar as cólicas em recém-nascidos

– Faça massagem: uma das formas de aliviar cólicas em recém-nascidos é por meio do ato de massagear. Com as mãos em formato de concha, faça movimentos circulares no sentido horário na barriguinha do nenê.

– Exercite o bebê: também é eficaz exercitar a criança movimentando suas perninhas contra a barriga, como se a estivesse fazendo pedalar. Esse movimento não precisa ser feito só em momentos de crise, mas várias vezes ao dia.

– Prepare um banho quente: um banho quente preparado em um ambiente tranquilo é de extrema eficiência contra as cólicas em recém-nascidos. Isso porque o ambiente com a água quente recria o cenário que o bebê vivia no útero materno. Por consequência, a criança relaxa e isso faz com que a cólica ceda.

– Faça compressas quentes: o calor em contato com a barriga do bebê facilita o fluxo sanguíneo, uma vez que aumenta a vasodilatação. Isso relaxa a musculatura e diminui o desconforto. O ideal na montagem das compressas é passar uma fralda de pano com ferro quente ou, então, preparar uma bolsa de água quente.

Ofereça o peito: é comum que o contato com o peito da mamãe, somado ao movimento de sucção, traga ao bebê uma sensação de calma, que se torna uma aliada na diminuição das cólicas em recém-nascidos.

O ato de mamar, no entanto, só não é aconselhado em caso a criança tenha saído do peito há pouco tempo. Isso pode agravar a cólica visto que irá trazer estufamento para a criança.

– Previna os gases: o ato de fazer a criança arrotar após a mamada é fundamental. Em cada sugada que o bebê dá no peito, ele aspira quantidades de ar e esse ar gera desconforto abdominal se não expelido após a mamada.

– Controle a sua alimentação: os nutrientes do leite materno oferecido ao bebê estão ligados à alimentação da mãe. Existem alimentos que aumentam o surgimento de gases, como produtos industrializados e com corantes e conservantes. Por isso, é indicada a diminuição do consumo desses produtos. Analise se o corte em alguns alimentos surtem efeitos na barriguinha do seu bebê.

– Medique: caso pequenas mudanças de hábito na rotina do seu bebê não sejam o suficiente para aliviar o sofrimento dele durante as crises de cólicas, é chegada a hora de procurar um pediatra.

O médico pode receitar analgésicos e medicamentos antiflatulência de uso pediátrico. Os remédios não apresentam efeito preventivo, no entanto, trarão uma sensação de bem-estar ao bebê ajudando-o a passar pelo período de cólicas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!