Qualidade de vida

Dinâmicas para idosos promovem interação e bem-estar físico. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 18/07/2014

Todos nós precisamos de interação social. Quando a idade chega, a necessidade de sentir o carinho daqueles que nos rodeiam fica ainda mais forte. Uma forma eficiente de explorar sentimentos são as dinâmicas para idosos. Com atividades em grupo, vários pontos são desenvolvidos, entre eles a autoestima e o senso de companheirismo, o que gera bem estar mental e físico.

Dinâmicas para idosos são fáceis de aplicar

Algumas dinâmicas para idosos são fáceis de aplicar em grupos de terceira idade como, por exemplo, as atividades de autoestima feitas utilizando apenas um chapéu e um espelho.

dinamicas-para-idosos

Dinâmicas para idosos desenvolvem a autoestima e o senso de companheirismo. Foto: Shutterstock

Colocando o espelho colado no fundo do chapéu, um animador do grupo é eleito para perguntar para os demais “para quem você tira o chapéu”. A pessoa, porém, não pode dizer o nome de quem viu (no caso a si mesma). Isso irá estimular o idoso a refletir sobre suas qualidades e, por isso, é importante que o animador da atividade simule a troca de foto antes de passar adiante.

Uso do espelho nas dinâmicas para idosos

Outras dinâmicas para idosos utilizam o espelho não apenas para uma melhora na autoestima, mas para promover uma análise introspectiva. Para instigar os participantes a falarem sobre si, e assim, gerar um mútuo conhecimento e interação social, uma ideia interessante é utilizar uma caixa em que, na tampa, haja um espelho colado para o lado de dentro.

Dispondo os participantes em círculo, a pessoa escolhida para conduzir a brincadeira deve dar um discurso, enfatizando que a foto da pessoa que está colada na tampa da caixa é alguém muito especial.

Feito isso, a caixa deve ser passada adiante, sob a instrução de que quem olhar a foto – no caso, o espelho – deve falar sobre quem viu sem deixar claro quem é. As experiências contadas e trocadas ao fim de dinâmicas para idosos como essa são enriquecedoras e recompensadoras.

Dinâmicas para idosos com papéis coloridos

Você sabia que simples papéis coloridos podem se tornar importantes ferramentas de explanação de sentimentos em dinâmicas para idosos? Pois é, bastam algumas tiras de papel colorido e criatividade.

Para isso, convide os participantes para fechar os olhos por cinco minutos e pensar sobre quais os sentimentos que estão ocupando a mente naquele momento. Após isso, cada um deve escolher uma cor de papel que ilustre o sentimento do momento – porém isso deve ser feito em silêncio.

Todos com papel na mão, é hora de se separar por cores: todos que escolheram a mesma devem juntar-se e conversar sobre a motivação de escolher tal cor por um tempo entre 15 e 20 minutos.

Após desfeitos os grupos, volta-se a criar um círculo em que todos participam e é chegada a hora de trocar experiências sobre os sentimentos e o que foi possível perceber com a convivência com outras pessoas. Quais sentimentos eram iguais e quais eram diferentes? Que vivências foram compartilhadas? Que conselhos ou opiniões surgiram?

Dinâmicas para idosos visam exteriorizar sentimentos e principalmente promover a interação. Uma vez que há uma inserção social, há uma troca de convivência que fortalece a vivência na fase idosa, trazendo uma sensação de bem-estar a quem interage.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!