Clínica Geral

Endocrinologista explica o que você precisa saber sobre nódulos na tireoide

Por Dr. Mateus Dornelles Severo 22/07/2014

Nódulos na tireoide são caroços redondos ou ovais localizados na glândula tireoide, na região anterior do pescoço. Relativamente comuns, na maioria das vezes não trazem riscos à saúde, mas, em alguns casos, essas alterações podem ser causadas por doenças graves, como o câncer.

A tireoide produz hormônios essenciais para regular o nosso metabolismo. Geralmente, os nódulos na tireoide não interferem nesse trabalho. No entanto, alguns podem apresentar uma produção hormonal em excesso e causar sintomas de hipertireoidismo.

nódulos na tireoide

Sintomas causados pelos nódulos na tireoide

Grande parte dos pacientes não sente nada. Descobre o nódulo em consultas de rotina ou por exames pedidos por outro motivo, como ecografia do pescoço. Por outro lado, algumas pessoas têm sintomas como sensação de corpo estranho ou aperto e sufocamento no pescoço, perda de peso, fraqueza, coração acelerado e tremor.

Exames necessários na avaliação dos nódulos na tireoide

Para avaliar os nódulos na tireoide são necessários exames de sangue (hormônios da tireoide) e ecografia (exame de imagem que dá detalhes do tamanho e anatomia do nódulo).

Alguns pacientes, dependendo do resultado desses exames, precisam fazer uma avaliação complementar com:

1) Punção aspirativa com agulha fina (PAAF): com uma agulha muito fina, retira-se uma pequena amostra de células do nódulo para ser examinada no microscópio. A partir daí, verifica-se se o nódulo é maligno, benigno ou suspeito.

2) Cintilografia de tireoide: o paciente ingere uma pequena quantidade de iodo radioativo para que se possa avaliar em quais áreas da tireoide esse material se concentra. Esse exame é feito quando existe a suspeita de que o nódulo esteja produzindo hormônio em excesso.

Tratamento para os nódulos na tireoide

O tratamento depende se o nódulo causa sintomas compressivos, se produz ou não hormônios em excesso ou se é maligno ou benigno.

Nódulos malignos, ou seja, câncer de tireoide, são tratados com cirurgia. Nódulos benignos e assintomáticos podem ser somente observados. Nódulos que produzem hormônio em excesso podem ser tratados com iodo radioativo.

Se você possui ou desconfia que tem nódulos na tireoide, procure um endocrinologista para uma avaliação criteriosa.
Fonte: www.drmateusendocrino.com

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Câncer de tireoide: tudo o que você precisa saber sobre a doença

Como controlar os sintomas da tireóide

Alopécia: doença provoca queda e até eliminação do cabelo

Queda de cabelo pode ser relacionado a problema de saúde

Sofrendo com o hipertireoidismo? Aprenda a controlar os sintomas e viva melhor

Doutor, será que tenho Hipotiroidismo?

Saiba tudo sobre o hipotiroidismo durante a gravidez: como lidar?