Exercícios

Conheça o HIIT, método aeróbico que potencializa a queima de gordura

Por Redação Doutíssima 28/07/2014

“Mais é melhor” é um mantra que sempre ouvimos falar. Quando se trata de exercício, no entanto, esta não é uma verdade absoluta. Durante décadas, os pesquisadores têm debatido quais são os melhores métodos para perda de gordura.

HIIT é a modalidade do momento

Estudos recentes têm mostrado que exercícios de alta intensidade permitem que você tenha um melhor resultado em um curto espaço de tempo. A modalidade do momento é o High Intensity Interval Training, ou simplesmente HIIT. Com ele, é possível alcançar dois grandes benefícios: gastar mais calorias e acelerar o seu metabolismo por até 24 horas após o treino.

hitt

HIIT é treino que gasta mais calorias e acelera o metabolismo por até 24 horas. Foto: Shutterstock

Veja como funciona o HIIT e como este tipo de exercício é extremamente eficiente em apenas alguns minutos de treino diário. Você está pronto para o desafio?

Como funciona o HIIT

O treino baseado no HIIT é uma combinação de períodos de exercícios de alta intensidade com períodos de exercícios leves ou descanso. O melhor é que ele pode ser feito com qualquer treino cardiovascular. Por exemplo, você pode usar a corrida ou a caminhada.

Como seguir o treino

– Primeiro passo: você precisa saber que o treino é um trabalho árduo. Você vai precisar estar preparado para ir além da sua zona de conforto e, em seguida, continuar. Nunca desacelerar.

– Segundo passo: escolha o seu exercício que você goste de praticar. Certifique-se de que você tem um cronômetro ou, melhor ainda, um parceiro com um cronômetro.

– Terceiro passo: faça a 2 minutos de aquecimento com foco em movimentos exagerados, que irão lhe permitir movimentar todas as suas articulações.

– Quarto passo: comece a sua primeira série. Execute procurando a sua máxima intensidade. Se correr, imagine que você está sendo perseguido por um Rottweiler com fome. Procure fazer por 20 segundos.

– Quinto passo: se você escolheu a corrida, pode usar a caminhada para uma série de baixa intensidade por exatamente 10 segundos. Procure respirar fundo e se prepare para a sua próxima série.

– Sexto passo: repita a sua série de alta intensidade por mais 20 segundos. Tente manter a mesma intensidade da sua primeira série. Vá até o seu limite e, em seguida, recupere-se por mais 10 segundos e repita o processo mais 4 vezes.

O treinamento é apropriado para iniciantes?

Sim, contanto que você não se esqueça de fazer um bom aquecimento antes de treinar com base no HIIT. Enquanto você está se acostumando com o programa, você pode construir a intensidade conforme o seu condicionamento físico.

Estudos comprovam o método

Em 1996, o professor Izuni Tabata conduziu um estudo envolvendo patinadores olímpicos, que realizaram 20 segundos de um exercício de alta intensidade, seguido por um segundo exercício de recuperação por 10 segundos. Este procedimento foi repetido durante 8 ciclos.

O resultado foi um aumento de V02 máximo – que é a capacidade máxima do corpo de um indivíduo em transportar e metabolizar oxigênio durante um exercício físico -, além de benefícios anaeróbicos.

Desde então, uma série de estudos que têm se apoiado nas descobertas de Tabata. Um estudo de 2009 mostrou que o treinamento HIIT, por apenas alguns minutos, trouxe maiores benefícios, em termos de aptidão cardiovascular e perda de gordura, do que um treinamento tradicional que durou muito mais tempo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!