Primeiros Socorros

Choque anafilático: como agir e o que não fazer em socorro

Por Redação Doutíssima 31/07/2014

O choque anafilático, ou anafilaxia, é uma reação alérgica de grau acentuado que resulta na impossibilidade de respiração. Para socorrer uma pessoa que está sendo acometida pela crise é preciso identificar o quadro.

Sintomas do choque anafilático

A ocorrência pode ser identificada por meio do reconhecimento de alguns sintomas, que vão além da dificuldade que a pessoa irá encontrar para respirar, como, por exemplo, suor frio, a pele com aparência úmida e gelada bem como palidez.

choque-anafilático

O choque anafilático gera dificuldades de respiração e exige socorro urgente. Foto: Shutterstock

Também faz parte dos sintomas indicativos de uma crise de choque anafilático o coração acelerado, causando pulsação rápida, além de coceira e aparecimento de vermelhidão pelo corpo, vômitos e dor abdominal.

É importante essa prévia detecção de sintomas de choque anafilático para que o socorro seja feito o mais rápido possível, visto que uma crise pode fechar a garganta de tal forma que se torne fatal.

O que fazer diante da anafilaxia

Ao perceber que uma pessoa está sendo acometida por uma crise, não hesite em chamar uma emergência médica. Enquanto você aguarda a chegada do socorro, tente identificar o que causou a reação alérgica.

Em caso de uma picada de inseto, por exemplo, detectar o local, retirar o ferrão – caso haja – e aplicar uma pedra de gelo e prendê-la com um pano limpo alguns centímetro acima de onde foi a mordida, auxilia a não permitir que o veneno se dissemine e pode atenuar os efeitos da anafilaxia.

Também é extremamente importante que você observe a pessoa o tempo inteiro, enquanto o socorro não chega, a fim de se certificar de que ela segue respirando.

Alguns pacientes alérgicos costumam ter uma medicação antialérgica no bolso ou na carteira. Então, pergunte a ele e, se for o caso, dê a medicação o mais rápido possível.

Check list do choque anafilático

Para você que quer saber como proceder mediante a uma crise de choque anafilático, preparamos um check list para lhe orientar. Confira:

1. Mantenha a calma: uma pessoa nervosa pode bloquear a sua capacidade de raciocínio. Por isso, para que haja a eficiência que um caso grave requer, tente manter ao máximo a calma. E o mais importante: tente passar para a pessoa essa calma, visto que a dificuldade em respirar já é desesperadora por si só e desestabiliza a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

2. Não hesite em chamar socorro: assim que detectado o problema, a pessoa acometida de uma crise de anafilaxia precisa ser medicada, ou seja, você precisa de auxilio médico.

Se o socorro estiver muito longe do local onde a vítima está, o ideal é que a mesma seja levada para o posto de saúde ou hospital mais próximo o mais rápido possível para evitar complicações provenientes da falta da respiração.

3. Conforte a vítima: deixe a pessoa confortável para respirar, ajude-a a sentar e coloque-a em posição em que nada obstrua a passagem do ar – que estará prejudicada. O ideal é deixar a cabeça reta e mais alta do que o resto do corpo.

4. Não a abandone: não deixe a pessoa que está sofrendo uma crise de choque anafilático sozinha em nenhum momento. A falta do ar deixa a pessoa indefesa e sem capacidade de reação, fazendo com que ela deva ser observada o tempo inteiro até receber o socorro adequado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!