Clínica Geral

Cistite intersticial é inflamação na bexiga que causa muita dor. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 04/08/2014

A cistite intersticial é uma condição crônica da bexiga que pode causar muita dor e outros sintomas. Aqueles que tem a doença possuem a parede da bexiga inflamada ou irritada.

Essa inflamação pode causar diversos outros problemas, como cicatrizes e rigidez do órgão e a diminuição da capacidade de retenção de líquidos. Quer conhecer um pouco mais sobre a cistite intersticial? Confira neste artigo mais informações sobre essa doença.

cistite-intersticial

Dor, pressão na bexiga e vontade de urinar são comuns na cistite intersticial. Foto: Shutterstock

Causas da cistite intersticial

Ainda não se sabe ao certo quais as causas da cistite intersticial. Como ela possui sintomas e intensidade variados, a maior parte dos pesquisadores acredita que podem se tratar de várias outras doenças.

Algumas teorias, porém, foram criadas. Existem estudiosos que acreditam que a cistite é uma resposta do sistema imunológico à infecção da bexiga.

Por esta razão, muitas pessoas costumam acreditar que a cistite intersticial é algum tipo de infecção urinária. No entanto, a infecção urinária é causada por bactérias e é tratada através de antibióticos, remédios esses que não são úteis no tratamento da cistite.

Sintomas da cistite intersticial

Já esclarecemos que pouco se sabe de concreto quanto à causa da cistite, e que ela não guarda relação com a infecção urinária. Agora, vamos listar alguns dos sintomas da doença para que você tenha a possibilidade de identificar essa condição.

Mas, antes de mais nada, é preciso dizer que os seus sinais variam de pessoa para pessoa e, além disso, podem variar até mesmo na própria pessoa. Algumas possibilidades de sintomas da cistite são:

– Dor, que pode variar conforme a bexiga se enche ou se esvazia de urina;

Sensação de pressão e sensibilidade na bexiga e na área que a rodeia;

Necessidade urgente e/ou frequente de urinar.

Nas mulheres que sofrem desta condição, os sintomas relacionados com a dor pioram bastante durante os períodos de menstruação.

Opções de tratamento

Não existe cura para a cistite intersticial. Os sintomas podem desaparecer por si só, ou, então, depois de algum tratamento ou dieta especial. Todavia, eles podem retornar, e não há uma explicação precisa do porquê disso.

Como pouco (ou nada) se sabe sobre as causas da cistite intersticial, os tratamentos disponíveis visam atacar os seus sintomas. Além disso, não há uma indicação segura de que determinado tratamento funcionará em determinado paciente – o médico provavelmente irá usar da “tentativa e erro”.  Confira algumas opções de tratamento para o problema:

– Medicamentos por via oral;

Hidrodistensão da bexiga, isto é, sob o efeito de anestesia geral, enche-se a bexiga com líquido;

Treinamento da bexiga, com a utilização de técnicas de relaxamento;

– Medicamentos administrados diretamente na bexiga, como a lidocaína, por exemplo.

Terapia física, que podem auxiliar no alívio dos espasmos musculares.

Cirurgia, inclusive para tratamentos de úlceras na bexiga e remoção da bexiga em casos mais severos.

Determinados pacientes acreditam que, ao eliminar do cardápio alguns alimentos que podem irritar a bexiga, é possível aliviar os sintomas. Assim, eles evitam, por exemplo, chocolates, sucos cítricos, álcool, café, cebolas, dentre outros.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!