Vitaminas

Muito além da laranja! Confira 6 frutas ricas em vitamina c

Por Redação Doutíssima 04/08/2014

A vitamina C ajuda o corpo a manter os tecidos saudáveis e auxilia o sistema imunológico e a absorção de ferro. Ela também é considerada um poderoso aliado se você está tentando se livrar de um resfriado.

O segredo das frutas ricas em vitamina C

Algumas frutas ricas em vitamina C podem garantir a ingestão na quantidade adequada: a dose diária recomendada para mulheres adultas é de 75 miligramas e para homens adultos é de 90 miligramas.

frutas-ricas-em-vitamina-c

A lichia é campeã em fibras, além de ser uma das frutas ricas em vitamina C. Foto: Shutterstock

Especialistas indicam que, para ter todos os benefícios, precisamos comer nove porções de frutas e verduras diariamente. Então, a sugestão é você escolher algumas opções entre elas para garantir uma boa dose de vitamina C.

Conheça 6 frutas ricas em vitamina C

A laranja é uma das mais famosas frutas ricas em vitamina C, isso porque uma possui 82,7 miligramas desta vitamina. Mas existem outras frutas com um teor desta substância ainda maior. Conheça mais frutas que são importantes fonte da vitamina e seus benefícios para a saúde.

1. Kiwi

O kiwi, que se originou na China, agora é cultivado em regiões tropicais em todo o mundo, e é uma das principais frutas ricas em vitamina C. Embora um kiwi seja uma fruta pequena, contém 64 miligramas de vitamina C. Já uma xícara de kiwi contém 167 miligramas de vitamina C.

Ou seja, você teria que comer quase duas xícaras de fatias de laranja para obter a mesma quantidade de vitamina C de uma 1 xícara de kiwi fatiado.

2. Goiaba

A goiaba é outro alimento que faz parte das frutas ricas em vitamina C, com 377 miligramas por xícara. Ela também é rica em fibras alimentares.

Uma xícara de goiaba cortada contém 9 gramas de fibras – três vezes mais do que a mesma porção em gomos de laranja e quase o dobro da quantidade de fibras de uma tigela de farelo de cereais.

3. Mamão

Uma xícara de mamão cortado contém 88 miligramas de vitamina C, um pouco mais do que uma xícara de laranjas. O mamão também é uma fonte de beta-caroteno e contém o ácido fólico e a vitamina A. Com uma abundância de antioxidantes, esta fruta é frequentemente usada em produtos de cuidados para a pele.

4. Lichia

A lichia é uma fruta rica em fibras e muitos outros nutrientes, além de ser uma das frutas ricas em vitamina C. Cada copo de lichia contém 136 miligramas da vitamina.

Além disso, atende a 10% das suas necessidades diárias de potássio, magnésio, fósforo e ácido fólico. Se você está tentando aumentar sua ingestão de cálcio, a lichia é uma fruta boa para incorporar em sua dieta. Cada copo contém 10 miligramas de cálcio.

5. Morangos

Uma xícara desta superfruta contém 84,7 mg de vitamina C, além de doses saudáveis ​​de ácido fólico e outros compostos que promovem a saúde do coração. Outro benefício inesperado dos morangos? Eles podem ajudar a clarear os dentes naturalmente.

6. Abacaxi

Além de 78,9 mg de vitamina C, o abacaxi contém bromelina, uma enzima digestiva que ajuda a decompor os alimentos e reduzir o inchaço. A bromelina também age como um anti-inflamatório natural que pode ajudar a recuperar os músculos mais rapidamente depois de uma atividade física.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!