Dica do Nutricionista

Porque comer doce em jejum dá mais fome ainda?

Por Renata Rodrigues de Oliveira 07/08/2014

Se você está de dieta ou fez uma opção pela alimentação mais saudável precisa saber o que pode colocar seus objetivos em risco. Entenda como comer doce pode colocar tudo a perder 

 

comer doces

Foto: Shutterstock

 

Se você estiver bastante tempo em jejum, com fome e com o estômago vazio, e comer um bombom; depois de 30 minutos será provável que sinta mais fome ainda. Mas, por quê isso acontece?

Os doces em geral possuem alto índice glicêmico e podem baixar o nível de glicose no sangue se forem ingeridos “sozinhos”. Nesses casos, prefira sempre alimentos com fibras ou proteínas, como, por exemplo: iogurte com granola, queijo e fruta, sanduíche de pão integral com queijo branco ou vitaminas de frutas com leite e aveia.

Sua glicemia (o açúcar do sangue) ficará mais estável, e quanto mais estável ela permanecer, menor a sua sensação de fome. Por isso, se você está fazendo ou vai começar uma dieta para perder peso, saiba que comer um bombonzinho fora de hora pode colocar tudo a perder.

 

Além de comer doce, conheça também outros erros comuns

 

De acordo com o site www.medidasperfeitas.com.br, existem alguns erros que são muito comuns e que prejudicam uma dieta para perder peso. Veja abaixo quais são eles e evite!

Excesso de produtos light e diet. O grande problema é que, muitas vezes, as pessoas se enganam achando que podem consumir uma maior quantidade em função da provável redução calórica, quando na verdade a diferença entre as versões light e normal pode ser muito pequena, ou mesmo inexistente. No caso dos diet, por exemplo, uma das substâncias foi retirada da fórmula, no entanto, o valor calórico não muda necessariamente.

Pular refeições. Outro erro comum ao iniciar uma dieta para emagrecer por conta própria é pular refeições importantes, como o café da manhã, ou ficar muito tempo sem comer. É fato que o ato de se alimentar faz o metabolismo acelerar, por isso, é importante fazê-lo, pelo menos, a cada 3 horas. O segredo está na qualidade e na quantidade. O ideal portanto seria fazer 3 refeições principais, intercaladas por pequenos lanches. O café da manhã ou desjejum é superimportante, pois ele quebra o jejum prolongado da noite de sono e garante energia ao longo do dia, ajudando ainda a evitar fome excessiva.

Substituir refeições por lanches. Ainda na ilusão de estar fazendo o melhor, na dieta para emagrecer, muita gente costuma substituir o tradicional arroz e feijão do jantar por lanches ou até mesmo shakes emagrecedores. Essa troca pode até ser feita, mas precisa ser muito bem pensada para que não fique pobre em nutrientes, já que o corpo bem nutrido trabalha melhor e, assim, fica mais fácil perder peso ou ganhar massa muscular. Se tiver dúvida, é melhor ficar no arroz com feijão, carne e salada, que é supernutritivo, controlando apenas as quantidades.

Fazer exercícios em jejum. Acontece também com muita frequência das pessoas irem para a academia em jejum, acreditando que isso possa contribuir com o emagrecimento. Não se engane: além de prejudicar o desempenho, isso acaba causando problemas como a hipoglicemia, que leva à tonteira e até ao desmaio. Entenda que para o exercício fazer efeito seu corpo precisa ter o combustível que o faz funcionar bem: a alimentação. O que deve ser feito é um planejamento do horário e do que vai ser ingerido antes das atividades físicas, evitando alimentos de difícil digestão e preferindo aqueles que dão o pique necessário para cumprir o treino.

Exagerar no consumo de proteínas. Por último, o excesso de proteínas na dieta para emagrecer. Existem dois grandes problemas nesse caso: o primeiro é que, além de sobrecarregar os rins, normalmente os alimentos mais proteicos vêm acompanhados de gorduras, que, em excesso, podem fazer um efeito contrário. Um segundo problema é que, em função do aumento das proteínas, ocorre uma diminuição de carboidratos, que, ao contrário do que muitos pensam, não é assim tão vilão. Quando falta carboidrato, o corpo começa a utilizar a massa magra estocada nos músculos, e isso dificulta também a perda de gordura localizada. Resumindo: o que deve ser feito é escolher bem esses carboidratos, evitando os refinados e preferindo os integrais ou com índice glicêmico menor.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!