Esporte

Yoga para idosos melhora equilíbrio e ajuda a evitar quedas

Por Redação Doutíssima 12/08/2014

Nos últimos anos, o mito de que pessoas com mais de 60 anos deveriam ficar longe dos exercícios físicos se revelou uma grande mentira.  Com o avançar da idade, precisamos cada vez mais de atividades físicas que mantenham o nosso bem-estar e a qualidade de vida. Uma das atividades que pode trazer inúmeros benefícios é a yoga para idosos.

Ela trabalha o equilíbrio do corpo e da mente e, com isso, pode ser um fator decisivo no envelhecimento saudável. Seus praticantes garantem que não existe idade para começar, por isso, mesmo se você já passou dos 60 anos e nunca praticou esta atividade, é um bom momento para aderir.

yoga-para-idosos

Prática da yoga para idosos traz série de benefícios para o corpo e à mente. Foto: Shutterstock

O que é a yoga para idosos?

A yoga para idosos trabalha a união da mente, do corpo e do espírito. Por isso, os praticantes conseguem vê-la como muito mais que um simples exercício físico. É considerada uma experiência holística, que rejuvenesce a mente, o corpo e o espírito.

A prática é calmante e proporciona o fortalecimento do corpo. Uma das questões trabalhadas é a respiração consciente, já que a medida que envelhecemos, perdemos a flexibilidade na nossa caixa torácica e, com isso, possuímos menos espaço para a expansão pulmonar durante a respiração, que se torna mais curta.

Porém, é importante que o movimento de respiração seja completo, tanto na inspiração, quanto na expiração.

Além disso, através das asanas – as posturas da yoga -, é possível fortalecer os músculos, articulações e até os ossos. Para fazer cada asana, todas as partes do corpo precisam estar posicionadas corretamente, assim, não existe o esforço apenas de uma parte do corpo: o equilíbrio é conseguido pelo conjunto.

Mesmo assim, o método de yoga para idosos é uma adaptação do modelo original, buscando outras maneiras de fazer cada asana, de maneira que fique confortável para o idoso. Por isso, é uma ótima alternativa para quem busca um envelhecimento mais ativo.

Yoga para idosos faz bem para o corpo e mente

O alongamento suave da yoga pode ajudar a desenvolver uma maior flexibilidade, o que pode garantir uma boa amplitude dos movimentos à medida que envelhecem.

Com o passar dos anos, nosso corpo vai perdendo a sua flexibilidade, desta maneira, alguns movimentos que antes eram fáceis de fazer, depois de uma certa idade, se tornam um tormento, o que pode levar a quedas e lesões.

Além disso, a yoga para idosos promove a boa saúde dos ossos. Pelos seus movimentos serem suaves, é uma prática segura até para quem já possui sintomas de osteoporose. A práticapode ser eficaz para retardar a perda de densidade óssea.

Além de trazer inúmeros benefícios para o equilíbrio e saúde do corpo, a yoga também pode fazer maravilhas para mente. Durante uma aula, é possível ter um momento de paz e tranquilidade, o que pode aliviar o estresse e manter-se energizado.

Estes são apenas alguns benefícios da yoga para idosos, já que alguns estudos comprovam que a modalidade pode melhorar muitos problemas associados com o envelhecimento, incluindo níveis de colesterol, pressão arterial e níveis de açúcar no sangue e dores. Além disso, pode atuar na prevenção de problemas de peso, diabetes, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!