Zen

Feng Shui: como harmozinar a sua casa por meio de cores

Por Cris Ventura 26/08/2014

Saiba como harmonizar os ambientes da sua casa por meio das cores.

feng shui

Foto: Shutterstock

 

 

Benefícios do Feng Shui:

No Feng Shui é possível colorir as paredes para atrair boas energias ou renová-las. É muito importante preparar um cômodo para uma nova função, como a chegada de um bebê, ou pintar as paredes de uma nova casa antes da mudança.
As cores despertam sensações diferentes em cada pessoa, por isso é importante consultar todos os moradores sobre a cor escolhida para determinado espaço. Confira os significados das principais cores e dicas para te ajudar nessa missão.

Cores do Feng Shui:

Verde

Cor que marca o início da primavera e está diretamente ligada com seu simbolismo no Feng Shui: renovação, desenvolvimento, crescimento e expansão. Representa tranquilidade, frescor, esperança e saúde. A paleta dos verdes é tão grande quanto a sua presença na natureza e, portanto, o verde traz essa harmonia e esse frescor da natureza para os ambientes internos. A intenção da cor é estimular novos projetos, realizar sonhos, conquistar objetivos e criar equilíbrio.
O verde claro é indicado para o dormitório, principalmente de criança. E é uma boa cor para marcar uma nova etapa, por exemplo, um novo lar.

Vermelho

O vermelho sugere proteção divina e psíquica – representando luz, fogo e poder. Simboliza paixão, atitude, entusiasmo e energia. E ainda favorece a vitalidade e eleva a auto-estima das pessoas e dos ambientes. Seus tons são variados e poderosos, desde os mais vibrantes até os mais escuros ou queimados.

O vermelho é indicado para destacar uma parede em salas ou espaços grandes. Nos quartos de dormir não é bom, pois é uma cor muito energética e quente. Outras opções para usar o vermelho: tapetes, cortinas, almofadas ou móveis.

Amarelo

O amarelo nas paredes ilumina e lembra o sol. Contribui para a estabilidade e a segurança energética das pessoas e para controle da mente e do corpo. Representa comunicação, entusiasmo, foco, concentração, tolerância. No Feng Shui o amarelo é uma cor de sorte, poder e riqueza e também aquece e alegra os espaços.

Escritórios, salas de estudo, brinquedotecas, halls e corredores são favorecidos com o amarelo.

Azul

O azul-escuro simboliza as profundezas das águas do mar e, portanto, o poder da intuição e do inconsciente. O azul-claro simboliza paz, harmonia e espiritualidade angelical. E o azul-esverdeado é associado à natureza e representa juventude e desenvolvimento. Na decoração o azul é classificado como uma cor fria, por isso pode ser equilibrado com cores quentes ou objetos em tons de madeira ou castanhos.

Indicado sala de estudo, biblioteca, espaço de meditação e dormitórios.

Laranja

Cor que transmite energia, entusiasmo, disposição e união. É uma cor muito alegre, quente e auspiciosa, por conta de sua composição que mistura o vermelho com o amarelo. Representa fartura, otimismo e poder e intensifica a sociabilidade, o prazer e a diversão. E estimula a criatividade.
O laranja é recomendado para salas de estar, ateliês, ambientes festivos e varandas.

Violeta

O violeta uma cor que inspira dignidade, autoridade e respeito. E, por outro lado, tem uma conotação espiritual que simboliza intuição, estimula a meditação e motiva boas ações. Cor indicada para atrair prosperidade, sorte, riqueza e poder. É uma cor escura e deve ser usada com cuidado em espaços pequenos.

Indicada para uma parede em destaque e em contraste com móveis mais claros, espaço zen e sala de meditação.

Branco

Espaços com a predominância da cor branca podem acelerar a energia e causar ansiedade. Por isso, a recomendação é combinar a sua base neutra com outras cores mais fortes e vibrantes. Simboliza limpeza, purificação, paz, luz, clareza e suavidade. Já os ambientes pequenos tornam-se mais amplos com o branco em suas paredes e tetos.

O branco é ótimo para ampliar espaços pequenos, hall de entrada, banheiros e cozinhas.

Preto

Cor que indica sensação de profundidade, tanto em perspectiva quanto em disposição. O preto pode ser muito elegante e sofisticado, mas não deve ser usado com predominância para não tornar o ambiente opressivo ou triste. O ideal é combinar o preto com cores neutras como o clássico branco. Representa sabedoria, reflexão e espiritualidade.

Recomendado para bibliotecas, salas de estudo, estúdios artísticos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

*Publicado anteriormente no Personare