Primeiros Socorros

Intoxicação afeta funcionamento do organismo e pode levar à morte

Por Redação Doutíssima 01/09/2014

São vários os motivos que podem nos levar a sofrer uma intoxicação. Mas você sabe o que é isso? Trata-se do processo de contato do organismo com substâncias que possam causar desde lesões leves como até mesmo a morte. Isso depende substância que acometeu a pessoa bem como a sua quantidade, além de dados do biótipo da vítima, como idade e peso.

Intoxicação é mais grave em bebês e idosos

Esse último fator determinante é a justificativa que explica o fato do porquê que intoxicação de vários tipos tende a ser mais nocivo a bebês do que adulto. Isso acontece pois a maioria das substâncias são novas para o corpo do bebê, enquanto na fase a adulta já se conviveu com muitos fatores externos e criou-se anticorpos para tais situações.

intoxicação

Intoxicação alimentar pode ter origem no consumo de produtos contaminados. Foto: Shutterstock

Idosos com o sistema imunológico mais fraco também são mais facilmente acometidos por intoxicações, bem como também pessoas que sofrem de insuficiência renal, insuficiência hepática ou outros problemas que perturbem os processos de metabolização, depuração e eliminação da substância responsável pelo quadro.

Diferentes tipos de intoxicação

Um processo de intoxicação pode ocorrer no corpo humano devido a diversos fatores desencadeantes, que vão desde o contato de algo com a pele, como por meio do contato da substância com os órgãos internos. Essa absorção de substâncias tóxicas pode ocorrer de variadas formas: via digestiva, respiratória, inalatória ou sanguínea.

As intoxicações mais frequentes ocorrem por via digestiva, mediante a ingestão de um tóxico que siga o mesmo caminho que os alimentos. Isso justifica o fato de o caso mais habitual corresponder à intoxicação alimentar, originada pelo consumo de produtos contaminados ou em mau estado, o que costuma provocar um quadro de gastrenterite.

Outras causas correntes de intoxicação por via digestiva são o consumo de determinadas plantas, cogumelos e bagas silvestres, a administração de medicamentos não prescritos pelo médico, em doses mais elevadas do que as indicadas (doses excessivas) ou fora do prazo e a ingestão acidental de produtos de limpeza ou industriais.

Já a intoxicação por via respiratória, igualmente bastante frequente, é proporcionada pela inalação de gases ou substâncias voláteis com efeitos tóxicos, como o monóxido de carbono, os dissolventes orgânicos e alguns inseticidas.

E, por último, existem casos em que o tóxico é inoculado no interior do corpo ou mesmo diretamente na circulação sanguínea, independentemente de ser por meio de injeções ou devido a picadas de aranhas e mordeduras de serpentes venenosas.

Intoxicações aguda e crônica

De acordo com o tempo a que o organismo se encontra exposto a uma determinada substância tóxica e a rapidez de evolução do quadro clínico consequente dessa exposição, é possível distinguir dois quadros: aguda ou crônica.

Em sua forma aguda, é provocada pela exposição pontual e breve a uma substância tóxica em que as manifestações ocorrem quase que de forma imediata. Já a crônica é provocada pela exposição persistente a uma substância tóxica. Ou seja, embora as doses de tóxico que penetrem no corpo sejam baixas, com o passar do tempo o acúmulo dessas substâncias provoca manifestações provenientes de um quadro de intoxicação.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!