Receitas

Receita de bolo de mandioca sem glúten é opção muito nutritiva

Por Redação Doutíssima 10/09/2014

Cada vez mais se fala em alimentos livres de glúten. Mas você sabe por que isso acontece? Em algumas pessoas, esta substância pode não fazer bem à saúde e, por isso, receitas sem glúten são importantes. A boa notícia é que muitas delas podem ser adaptadas para essa condição e uma delas é o bolo de mandioca sem glúten que você vai aprender a seguir.

bolo-de-mandioca-sem-glúten

Com ou sem cobertura, a versão sem glúten do bolo de mandioca fica deliciosa. Foto: Shutterstock

Receita de bolo de mandioca sem glúten

Veja abaixo como é fácil de fazer o bolo de mandioca sem glúten, que além de ser uma ótima alternativa para muitas pessoas, é deliciosa e muito fácil de fazer.

Ingredientes:

– 5 ovos

– 1 xícara de chá de açúcar ou adoçante para forno e fogão;

– 1 kg de mandioca descascada e ralada;

– 1 xícara de chá de leite de coco;

– 1 xícara de chá de margarina light;

– ½ colher de chá de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Em uma batedeira, coloque a margarina, o açúcar e bata até que fique uma mistura cremosa, Depois, adicione os ovos e bata mais um pouco. Depois, acrescente a mandioca e misture com uma espátula. Agora, acrescente o leite de coco e o fermento.

Coloque o forno para pré-aquecer a 200°C, enquanto isso, unte uma forma com margarina e um pouco de farinha e despeje a massa da receita do bolo de mandioca sem glúten. Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos.

Como incrementar com cobertura:

Para deixar a sua receita de bolo de mandioca sem glúten ainda mais deliciosa, você pode fazer uma cobertura. Você vai precisar de 100 gramas de coco ralado, açúcar e água (cerca de uma xícara de chá).

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até engrossar. Depois deixe ferver por mais dois minutos. Agora é só jogar a cobertura sobre o bolo de mandioca sem glúten e sua receita está pronta.

Bolo de mandioca sem glúten é opção para intolerantes

O glúten é uma glicoproteína encontrada em grãos, tais como trigo, cevada, centeio ou aveia e é o responsável pela elasticidade da massa feita com a farinha, o que permite o volume do pão e a massa elástica e esponjosa.

É uma proteína de alto valor nutritivo e benéfico para todos, mas também pode se tornar indigesta. O motivo por ela não fazer bem a muitas pessoas é quando o corpo não tem as enzimas necessárias para digerir e são seus pequenos que podem causar problemas intestinais.

As pessoas saudáveis ​​não notam qualquer desconforto pelo consumo do glúten. No entanto, outras podem apresentar problemas autoimunes (doença celíaca), alergias (como alergia respiratória, alimentos ou contato) e sensibilidade a essa proteína.

Por isso, é necessário que todos os alimentos indiquem a presença do glúten em sua composição. A partir disso, é possível fazer a receita de bolo de mandioca sem glúten, que é uma das várias opções para pessoas que possuem alguma patologia relacionada com esta glicoproteína, tais como doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!