Unhas

Veja como perder o hábito de roer as unhas em 5 dicas

Por Redação Doutíssima 18/09/2014

Existem pessoas que roem as unhas até sair sangue dos dedos. Além de seus dedos ficarem com uma aparência horrível, o ato também é muito prejudicial à saúde, pois ao colocar as unhas na boca você acaba ingerindo bactérias.

Aprenda como perder o hábito de roer as unhas

Roer as unhas é uma doença que pode ser causada por uma crise de ansiedade ou de autoestima. Mas não se preocupe, pois isso tem cura. Se você está procurando saber como perder o hábito de roer as unhas, veja nesse artigo algumas dicas para acabar com esse sofrimento.

como-perder-o-hábito-de-roer-as-unhas

Roer unhas é hábito que pode revelar uma crise de ansiedade ou de autoestima. Foto: Shutterstock

5 soluções que revelam como perder o hábito de roer as unhas

1. Identificar o momento

Se você é uma destas pessoas que estão querendo descobrir como perder o hábito de roer as unhas, o primeiro passo é identificar em que momento do dia você faz isso. Começa a cuidar se a mania não vem no meio de uma reunião de trabalho, no trânsito ou na hora de tomar alguma decisão importante.

Segundo especialistas, nesse caso, o hábito de roer as unhas é causado por uma crise de ansiedade e pode ser controlado assim que você identificar o problema. Tente se controlar, caso isso não seja possível, procure uma ajuda médica.

2. Unhas curtas e lixadas

Uma ótima dica para você que quer saber como perder o hábito de roer as unhas é mantê-las sempre curtas e bem lixadas. Desta forma, suas unhas não irão prender em roupas ou objetos, inibindo a vontade de roer o pedaço lascado.

Conservar as unhas assim também diminui o acúmulo de micróbios, sujeiras e outros resíduos. Especialistas também alertam o uso de acetona para aquelas pessoas que possuem unhas fracas, pois esta substância aumenta a porosidade da unha, piorando o problema.

3. Mantenha as unhas pintadas

Um grande incentivo para as mulheres pararem de roer as unhas é mantê-las sempre bem feitas e pintadas. No caso dos homens, pode ser usado bases, que deixam a superfície das unhas mais lisa, dificultando o contato com os dentes.

Outra dica de como perder o hábito de roer as unhas é usar uma base com gosto ruim. Existem alguns produtos que podem ser encontrados em lojas de cosméticos. O sabor amargo serve para lembrar que roer as unhas não está com nada. Porém, antes de comprar o produto, peça a indicação de um dermatologista.

4. Unhas postiças

Este método também pode ajudar as mulheres.O objetivo do uso da unha postiça é criar uma barreira sobre a superfície da unha original, dificultando o ato de roer. Porém, a aplicação não pode ser constante, pois pode alterar a estrutura das unhas, deixando-as fracas e podendo causar até infecções.

5. Chiclete

Pode parecer estranho, mas mastigar um chiclete pode lhe ajudar como perder o hábito de roer as unhas. O movimento repetitivo de mascar o chiclete funciona como uma alternativa para controlar a ansiedade, dando uma folga para as unhas. Tente seguir essas dicas e, se mesmo assim continuar o problema, procure um especialista.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!