Exercícios > Fitness

Erros na musculação: condutas que podem levar a lesões no exercício

Por Redação Doutíssima 19/09/2014

Você presta atenção na forma como vem executando ser treino de musculação? Saiba que alguns erros na musculação podem resultar na falta de efetividade do exercício, o que leva a uma demora para você alcançar seus objetivos.

Erros na musculação resultam em lesões

Além disso, condutas equivocadas durante a malhação também estão entre as principais causas de lesões em diversas partes do corpo. Confira nesse artigo os principais erros na musculação cometidos durante os treinos e corrija suas falhas antes de qualquer problema.

erros-na-musculação

Série de condutas erradas na musculação pode gerar dores e lesões nas costas. Foto: Shutterstock

Conheça 8 erros na musculação a evitar

1. Afundo

Um dos erros na musculação está na execução do afundo, que geralmente faz com que as pessoas cometam o erro de inclinar o tronco muito à frente, deixando o joelho ultrapassar a linha da ponta do pé. Além disso, é comum fazer força de forma errada com a perna que está à frente.

2. Agachamento

O agachamento pode causar sérios problemas na lombar e nos joelhos se executado da forma errada. Comumente é possível perceber erros na musculação, como deixar que os joelhos passem a linha da ponta dos pés, voltar a ponta dos pés e os joelhos para fora e projetar os quadris para frente.

3. Tríceps coice

Um dos erros na musculação que são bastante frequentes são na hora de exercitar o famoso músculo do “tchau”. É frequente executá-lo de forma errada arredondando a coluna e mantendo o cotovelo para baixo.

4. Cadeira flexora

Embora pareça um exercício simples, é comum na execução que não se atente em alguns detalhes, executando-o de forma errada e projetando o pescoço à frente. Também é errado deixar a alavanca de apoio em cima dos joelhos, bem como colocar apenas a ponta dos calcanhares na plataforma e não apoiar as costas no encosto.

5. Tesoura

Ótimo para as gorduras laterais e fácil de ser executado de forma errada. Para não cometer nenhum equívoco, evite deixar as pernas muito próximas do chão, manter os joelhos virados para as laterais, e deixar a coluna curvada e estender demais os joelhos.

6. Quatro apoios

Outro exercício muito utilizado pelas mulheres, o quatro apoios deixa quem o executa vulnerável em termos de execução displicente. Entre os erros mais comuns pode se salientar o flexionar do pescoço para cima ou para baixo, assim como tombar os quadris para um dos lados e elevar muito a perna, estendendo demais o joelho.

7. Elevação pélvica

Um exercício que, além de definição, tende a resultar em uma melhora postural. Porém, sua execução de forma errônea pode resultar em lesões nas costas.

Por isso, ao fazer a elevação pélvica procure evitar apoiar apenas os calcanhares no chão e deixar a ponta dos pés elevada. Também não é recomendado deixar o bumbum rente ao solo, unir os joelhos ou separá-los exageradamente, nem contrair o abdômen, os glúteos e as coxas.

8. Remada

Outro exercício que se mal executado reflete em lesões na região das costas. Entre os erros mais comuns relacionados à remada é possível citar o ato de deixar as costas curvadas, elevar o triângulo na altura do peito e não da barriga, abrir os cotovelos durante o movimento e manter os joelhos muito flexionados ou estendidos demais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!