Exercícios

Confira como é feito agachamento Smith e seus efeitos sobre os músculos

Por Redação Doutíssima 22/09/2014

A maioria das mulheres que procuram por uma academia o fazem para encontrar as pernas dos sonhos, dando prioridade ao treino de membros inferiores. No entanto, isso também leva a um erro comum: o excesso de execução dos glúteos nos quatro apoios. Mas, afinal de contas, onde está o erro?

Agachamento Smith desenvolve as pernas

A resposta é simples: esses exercícios não promovem hipertrofia dos glúteos, mas os modelam. Então, são opção para quem já possui uma boa quantidade de massa muscular ou para quem quer simplesmente modelar o bumbum. Já o agachamento Smith é a reposta para quem quer desenvolver os músculos da região superior das pernas.

agachamento-smith

Se feito de forma correta, o agachamento desenvolve os membros inferiores. Foto: Shutterstock

Como funciona o agachamento Smith

O agachamento Smith é um dos pilares da musculação, que faz com que você mexa uma grande quantidade de músculos, além de estimular a produção natural de testosterona, hormônio extremamente anabólico e produzido em pequena quantidade pelo corpo feminino.

Se feito de forma correta, o agachamento Smith irá representar um grande avanço no desenvolvimento de membros inferiores. Mas se realizado de forma errada, será responsável pelo aparecimento de lesões.

O Smith nada mais é do que o aparelho utilizado para fazer o agachamento. Ele é responsável por trazer mais segurança na execução e diminuir o risco de lesão. Fazer o agachamento Smith possibilita que você controle a barra em praticamente todas as fases do movimento.

Como utilizar o aparelho corretamente

Você sabe quais são os cuidados posturais que você deve tomar na hora de fazer o seu agachamento Smith? A execução no aparelho tem suas particularidades. Confira:

Em primeiro lugar, posicione a barra em cima do seu trapézio, não na nuca como alguns usam. Abra suas pernas na largura dos ombros e mantenha os joelhos apontados para frente e também a frente do seu quadril.

Aponte seus pés levemente para fora para dar ênfase na parte interna da coxa, e seu quadril sempre alinhado com seus ombros e com a barra. Nada de empinar o bumbum e jogar o quadril para trás no Smith, isso irá machucar sua lombar. Se possível, para maior segurança, use um cinto protetor.  Resumindo de forma que seja melhor visualizado: é como se você fosse sentar-se em uma cadeira.

Feito isso, agache de forma que o tronco vá descendo lentamente até que os joelhos formem o ângulo de 90 graus em relação a suas coxas, que é a posição de sentar na cadeira. Quando você chegar nessa angulação, volte calmamente até a posição inicial.

Uma dica importante é atentar para a contração do abdômen. Tente executar os movimentos com o abdômen o mais contraído o possível. Além disso, cuide ao dobrar os seus joelhos para que não ultrapassem a linha da ponta dos pés: isso é fundamental na prevenção de lesões.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!