Pele

Banho de pés ataca dores e é alternativa para relaxar

Por Redação Doutíssima 24/09/2014

A primeira coisa que fazemos ao chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho é tirar os sapatos e colocar os pés para descansar. Isso porque os nossos pés sofrem com a correria do dia a dia e, muitas vezes, com aquele sapato lindo, mas desconfortável.

Uma ótima alternativa para descansá-los é o banho de pés, que também pode te ajudar a relaxar e além disso trazer outros benefícios extras para a saúde.

banho-de-pés

Método de relaxamento é fácil de fazer e tem ótimos resultados. Foto: Shutterstock

A medicina tradicional chinesa recomenda que se use o banho de pés todos os dias, já que os pés são muito importantes na manutenção da saúde. Segundo algumas terapias holísticas, assim como acontece com a orelha, o pé também tem pontos que correspondem a várias partes do corpo.

O banho de pés pode ajudar sua saúde e sua mente de diversas formas. Veja quais são as principais maneiras de usar esta técnica, e também como prepará-lo.

Relaxe com um banho de pés

Imergir os pés em uma bacia com água quente, mesmo sem usar nada na água, é uma ótima maneira de relaxar após um longo dia de trabalho. Os pés de molho acalmam os músculos, hidratam a pele e podem aliviar dores nos pés.

Além disso, o banho de pés simples ajudar a reduzir o inchaço e impedir que as bactérias possam atingir bolhas e cortes ou unhas dos pés. Mas os benefícios podem ir além, e ativarem toda a energia ao longo do corpo.

Se você acrescentar ervas, a pele pode absorver estes elementos, o que pode favorecer pessoas com inflamação crônica do estômago, pressão arterial elevada e vítima de AVC. A imersão pode aliviar os sintomas de resfriados, gripes e cólicas menstruais.

Muitas pessoas, porém, acreditam que alternar um banho quente e frio nos pés pode ser ainda mais benéfico. O método é o seguinte: Coloque os pés por três minutos em uma bacia com água quente e, logo em seguida, alterne para 30 segundos em água gelada, com cubos de gelo flutuando.

Isso pode diminuir a dor e o inchaço, melhorar os casos de hemorragia e remover as toxinas e outros resíduos do corpo. Mas lembre-se de beber bastante água para que os órgãos de excreção possam fazer a eliminação de resíduos.

Como fazer um banho de pés

Os pés devem ser mergulhados uma vez por dia em uma bacia, com mais de 15 centímetros de profundidade, para que os tornozelos também possam ser submersos.

Comece com água quente (40°C), mas não encha a bacia, já que enquanto esfria, você pode adicionar água quente para manter a temperatura. Depois de preparar o banho, misture cinco gotas de seu óleo essencial, com uma colher de sobremesa de vinagre de maçã. O vinagre de maçã possui muitas propriedades terapêuticas.

Você também pode acrescentar bolinhas de gude na bacia, o que pode torná-lo ainda mais relaxante, enquanto melhora a circulação sanguínea. Outra alternativa para o seu banho de pés é adicionar sais de banho, sal grosso ou utilizar chás, como a camomila.

Depois de deixar os seus pés submersos em água por 10 a 15 minutos, seque-os bem e passe seu hidratante favorito. Que tal adicionar esta dica em sua rotina diária e tirar algum momento do seu dia especialmente para os seus pés?

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!