Motivação

6 motivos para você aprender a economizar agora mesmo

Por Redação Doutíssima 30/09/2014

Os especialistas financeiros recomendam amplamente economizar 10% ou mais da sua renda a cada mês. No entanto, muitas pessoas não fazem isso: ou por não terem renda suficiente para pagar as contas e ver algum dinheiro sobrar, ou então porque gastam com coisas desnecessárias. Por isso, é importante aprender a economizar.

aprender-a-economizar

Saiba como fazer o dinheiro render mais a cada mês. Foto: Shutterstock

E isso não vale apenas para o presente: na verdade, economizar seu dinheiro é guardá-lo para o uso futuro, em situações que você talvez não imagine hoje. Já pensou nas suas necessidades daqui a alguns anos? Pois então coloque as nossas dicas em prática e guarde alguns trocados.

O que fazer para aprender a economizar

1. Ter um fundo de emergência

É importante ter um fundo de emergência para cobrir qualquer despesa inesperada. Ninguém está livre de ter algum tipo de problema mecânico com o automóvel ou uma perda de emprego repentina.

Por isso, aprender a economizar e ter um fundo de emergência para cobrir cerca de três a seis meses de suas despesas mensais é algo extremamente necessário. Faça um plano e veja quanto você consegue economizar mensalmente, e esteja preparado para qualquer eventualidade.

2. Complementar a sua aposentadoria

Outro motivo para aprender a economizar é a sua aposentadoria. Quanto mais cedo você começar a poupar, menos que você terá que economizar no futuro. Por isso, se você quer trabalhar menos a partir de certa idade ou ter certeza que a sua vida será confortável na velhice, comece a poupar o que você ganha hoje mesmo.

3. Comprar a casa própria

Um terceiro motivo para economizar dinheiro é para realizar o sonho da casa própria. Quando você vai comprar um imóvel, o seu poder de negociação aumenta ao ter um valor significativo para iniciar o negócio.

Você receberá as melhores taxas de juros e será capaz de comprar uma casa maior e muito melhor, se for a sua intenção. Você pode determinar o quanto vai economizar para isso a cada mês, dependendo de suas circunstâncias.

4. Para as merecidas férias

Se você já tem uma casa própria e não se preocupa com a sua aposentadoria, outra razão para aprender a economizar é para se divertir. Você pode poupar dinheiro para fazer uma viagem pela Europa ou um cruzeiro pelo Caribe. Ou então conseguir as melhores ofertas se você tem o dinheiro na mão.

Além disso, poderá também ir para a viagem já com todas as despesas pagas, o que deixará um dinheiro sobrando para as compras.

5. Adquirir um carro novo

Outro motivo para aprender a economizar é para a compra de um carro. Você vai se surpreender como pode economizar mais ainda ao comprar um carro sem recorrer a um financiamento. Você também pode negociar o preço do carro, se você estiver disposto a pagar em dinheiro na concessionária.

6. Educação

Não importa se você já terminou seus estudos, é sempre o momento de se aprimorar. Além disso, pense nos seus filhos e o quanto eles ainda vão precisar de dinheiro para ter uma vida acadêmica confortável.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!