Dieta

Dieta sem glúten é opção não apenas para intolerantes. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 01/10/2014

O glúten é uma proteína composta por outras duas proteínas – a gliadinae a glutenina. Estas proteínas são encontradas nas sementes de muitos cereais, como a cevada, o trigo, o centeio e a aveia. O problema é que existem algumas pessoas que possuem intolerância ao glúten, provocando danos na parede do intestino delgado.

dieta-sem-gluten

Mesmo sem ter doença celíaca, aproveita as receitas saudáveis. Foto: Shutterstock

Para estes indivíduos a única forma para acabar com os danos é fazer a dieta sem glúten. Porém esta é uma dieta que também pode ser seguida por aquelas pessoas que não são intolerantes. Estas pessoas incluem a dieta sem glúten como forma de emagrecimento.

Aprenda como funciona a dieta sem glúten

A primeira coisa a se fazer é substituir os alimentos que contém glúten por produtos sem a proteína. Como vimos, o glúten é uma proteína presente nas sementes dos cereais, e isto inclui todos os alimentos que utilizam desses ingredientes em seu preparo.

Sendo assim, você substituiu alimentos – como bolos, pães, massa, doces, biscoitos, pizza e bebidas fermentadas como a cerveja – por outros sem glúten, como arroz, milho, batata e mandioca.

Porém, especialistas explicam que a ingestão do glúten isoladamente não é o que faz você aumentar seu peso. O problema é a ingestão excessiva de alimentos que contém a proteína, como é o caso de pães, bolos, pizza e etc.

Desta forma, as pessoas que fazem a dieta sem glúten não emagrecem porque excluíram a proteína e sim porque reduziram o consumo de calorias. Para começar, é necessário um acompanhamento médico. Vá ao nutricionista e veja se você pode fazer a dieta sem prejudicar seu organismo.

Segundo os nutricionistas, a dieta sem glúten supõe que a presença da proteína mantém nosso organismo em constante inflamação, aumentando o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Retirando o glúten de nosso organismo, a tendência é diminuir a retenção de líquidos, além de fazer com que o intestino funcione normalmente, absorvendo os nutrientes de forma correta.

Vale lembrar que produtos livres de glúten têm a mesma quantidade de calorias que as versões com glúten. Por isso prefira a ingestão de alimentos menos calóricos como frutas, vegetais, arroz integral, oleaginosas, peixes, ovos, leite, entre outros.

Massas de pizza sem glúten

Para você que quer aderir à dieta sem glúten sem deixar de comer uma deliciosa pizza, aprenda a fazer uma massa sem glúten. Você irá precisar dos seguintes ingredientes: um maço de couve flor, um ovo, meia xícara queijo parmesão, sal, pimenta do reino e orégano a gosto.

Separe a parte crespa da couve flor em buquês e lave bem com água corrente. Processe a couve em um processador de alimentos e depois leve ao micro-ondas por três minutos. Espere esfriar e misture o ovo e o queijo ralado. Tempere a gosto.

Unte bem uma assadeira e modele a massa. Leve para assar em forno pré aquecido a 230ºC, por dez minutos. Retire do forno e cubra com os ingredientes de sua preferência, voltando ao forno até derreter o queijo. Esta receita rende uma massa de pizza e contém 260 kcal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!