Relacionamento

Preste atenção nos sinais! Veja como identificar um falso amigo

Por Redação Doutíssima 02/10/2014

Cada vez a rotina nos faz mais individualistas. No entanto, o ser humano é programado para manter relacionamentos e laços afetivos. E em meio a um mundo em que as pessoas estão prezando pelo seu espaço, as motivações erradas podem levar alguém a se aproximar de você. Por isso, é importante saber como identificar um falso amigo. Se você não sabe como, confira as dicas desse artigo.

como-identificar-um-falso-amigo

Pessoa pode se dizer amiga, mas estar perto de você apenas por interesse. Foto: Shutterstock

Como identificar um falso amigo: preste atenção

Uma forma de aprender como identificar um falso amigo é prestar atenção na frequência com que seu amigo tenta envergonhá-lo ou diminuí-lo na frente dos outros, mesmo após você pedir para que ele não o faça mais. Isso pode ser um indício de que a pessoa prefere se divertir às suas custas do que manter a amizade.

Além disso, um jeito de descobrir como identificar um falso amigo é observar se ele é rude ou se ele faz graça com você o tempo todo. Tenha em mente que alguns amigos agem assim de um modo divertido, enquanto que outros o fazem para atacar a sua autoestima.

Outra característica a ser analisada por quem quer entender como identificar um falso amigo é o fato de que a pessoa tende a ser mais amigável ao precisar de algo – e consequentemente menos amigável quando não está precisando. Tente estar atento ao fato de que essa pessoa provavelmente não quer sua amizade, mas é possível que haja interesse em você.

Outro jeito de atentar em como identificar um falso amigo é notar a frequência com a qual a pessoa lhe ignora de forma geral: ignorando o que você diz, ou faz. Algumas pessoas gostam de falar sobre si mesmos e não lhe dão a mínima atenção, sendo legais em um dia e não tão legais no outro. Reflita se você realmente quer ter essa amizade em sua vida.

Observe o quanto a pessoa se comporta de maneira amigável com você quando mais ninguém está por perto. Isto pode significar que a pessoa conversa com você apenas para espantar o tédio – não querendo ser, necessariamente, amiga. O indivíduo que constantemente lhe abandona sem avisar ou explicar provavelmente não quer sua amizade.

Também ajuda a saber como identificar um falso amigo se essa pessoa lhe xinga por cometer erros, ou lhe xinga por trazer os erros dele à tona enquanto critica até o menor de seus errinhos.

Existem pessoas que acreditam que ao expor o erro dos outros isso irá fazer o seu erro menor, em contraponto, essas mesmas pessoas não toleram ter os seus erros expostos e, consequentemente, não lidarão bem com a situação.

Dica final: como identificar um falso amigo

Lembre-se: os amigos verdadeiros respeitam seus gostos e vontades e não vale a pena ter em seu convívio alguém que não esteja disposto a dividir momentos com você sem a necessidade de impor uma vontade ou opinião. Tenha em mente que amigos verdadeiros respeitam os valores morais uns dos outros.

Caso possua grandes valores morais, seus amigos verdadeiros devem compartilhar esses mesmos valores de respeito sem pensar duas vezes. Se você tem divergências de opiniões com os seus amigos, é importante que ambos os lados respeitem essas diferenças para promover uma convivência saudável para todos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!