Remédios Caseiros

Alivie o enjoo e dor de cabeça da ressaca com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 15/10/2014

A única maneira de evitar completamente as dores de cabeça e enjoos típicos da ressaca é beber com moderação. Uma boa dica é alternar a bebida alcoólica com água ou outro líquido que não contenha álcool, assim você diminui o ritmo e mantém o corpo hidratado.

Mas passar do ponto e exagerar na bebedeira é algo que pode acontecer e, nesse caso, o dia seguinte promete ser de bastante sofrimento. Se esse é o seu caso, esqueça aquele mito de que mais bebida ajuda a curar o mal-estar. Isso pode até mascarar os sintomas, mas a tendência é que o seu corpo fique desidratado e a ressaca piore.

Sendo o desconforto muito grande, opte por algumas soluções naturais de alimentos cujas propriedades são úteis no combate aos enjoos e dores de cabeça. Veja algumas das nossas dicas:

ressaca

A dor de cabeça é um dos sintomas mais frequentes em um dia de ressaca. Foto: iStock, Getty Images

Como curar a ressaca de uma forma natural

Bananas

Uma simples banana é a nossa primeira sugestão para ajudar a acabar com os sintomas da ressaca. A ingestão excessiva de álcool pode eliminar o potássio do seu organismo. Por isso, consumir bananas pode repor este mineral essencial de forma rápida, segura e barata. Logo, se você sabe que vai exagerar na bebida, coloque um cacho de bananas em sua mesa de cabeceira para o dia seguinte.

Água

Mesmo que você já tenha consumidos muito líquido, a bebida alcoólica pode desidratar o seu organismo, especialmente as que têm efeito diurético. Por isso, mantenha na mesa de cabeceira, além das bananas, duas garrafas de água para repor a hidratação. Beba uma antes de ir dormir e outra logo quando você acordar, na manhã seguinte. Ao longo do dia, também tenha sempre uma garrafa em mãos.

Suco de frutas

Os sucos de frutas aumentam os níveis de açúcar no sangue e repõem as vitaminas essenciais que foram embora junto com a bebida. Mas se você estiver com muita azia, evite suco de laranja e outros cítricos, devido à sua elevada acidez.

Também convém evitar tomar café e outras bebidas com cafeína. Elas podem fazer você se sentir um pouco menos grogue, mas não são úteis para a ressaca, já que são diuréticos e, portanto, desidratarão o seu organismo ainda mais.

Mel

Este alimento é rico em potássio e antioxidantes, o que pode ajudar a curar a ressaca. Você pode consumir o mel puro ou espalhar sobre um pedaço de pão ou um biscoito. É bom lembrar que, mesmo que você esteja sem apetite, deve tentar manter uma alimentação regular.

Gengibre

O gengibre pode ajudar a acabar com as náuseas e a dor de estômago. A maneira mais fácil de consumi-lo é mascar um pedacinho de sua raiz. Açúcar também ajuda a acalmar o estômago, por isso, consumir balinhas de gengibre também é uma boa ideia.

Outra opção é fazer um chá de gengibre. Para prepará-lo, corte uma algumas fatias de gengibre fresco e ferva em quatro xícaras de água, por cerca de dez minutos. Retire o gengibre e adicione o suco de meio limão e mel a gosto. Beba o chá ao longo do dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!