Tabagismo

Remédio para parar de fumar é opção contra o tabagismo

Por Redação Doutíssima 19/10/2014

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maior causa de morte prevenível do mundo é o tabagismo. Por isso, uma opção para quem sofre com o vício em cigarros e quer se curar disso é tomar um remédio para parar de fumar.

remedio-para-parar-de-fumar

Alternativas que ajudam a curar o vício exigem dedicação. Foto: iStock, Getty Images

O grande problema do cigarro é que ele possui nicotina, uma substância altamente viciante, que torna o usuário dependente da droga. Os problemas causados pelo cigarro são muitos, como aumento da pressão arterial, ataques cardíacos, desenvolvimento de úlceras e diversos tipos de câncer.

 

Remédio para parar de fumar ajuda quem quer se curar do vício

 

Muitas pessoas deixam de fumar recorrendo apenas à força de vontade, mas sabe-se que isso é uma tarefa difícil. Por isso, existe o remédio para parar de fumar. O medicamento ajuda a diminuir a vontade de fumar e auxilia nos sintomas que aparecem quando o fumante larga o tabaco – ansiedade, aumento de peso e irritabilidade.

 

Existem muitos tipos de remédio para parar de fumar. Adesivos transdérmicos, pastilhas e sprays são algumas opções. Esses medicamentos dão ao organismo dos fumantes a nicotina, sem os outros produtos químicos presentes no cigarro, que fazem tanto mal à saúde.

 

Os remédios de nicotina ajudam o paciente a se livrar do vício do cigarro, mas devem ser utilizados em um curto período de tempo, somente para ajudar a evitar a crise de abstinência.

 

Outra alternativa de remédio para parar de fumar são os medicamentos sem nicotina que têm como princípio ativo a bupropiona. Esses remédios diminuem os sintomas da crise de abstinência e ajudam a largar o cigarro em algumas semanas.

 

Como conseguir remédio para parar de fumar

 

Aqui no Brasil, as pastilhas e adesivos podem ser comprados em farmácias sem prescrição médica. Portanto são uma boa opção para quem deseja largar o vício sozinho. Já o remédio para parar de fumar sem a nicotina precisa de prescrição e acompanhamento médico. O ideal é procurar um clínico geral.

 

Os preços dos remédios usados para parar de fumar variam bastante. Tudo depende da escolha do tratamento. Existem remédios que custam 7 reais, como é o caso das pastilhas de nicotina, até outros medicamentos, que chegam a mil reais.

 

O importante é ter em mente que a decisão de parar de fumar só traz benefícios. Em questão de saúde, as vantagens de largar esse vício são: diminuição do risco de doenças cardiovasculares, infertilidade e câncer no pulmão.

 

Logo nas primeiras horas que o indivíduo larga o cigarro, já é possível notar uma melhora. É claro que os benefícios são progressivos de acordo com o tempo. A questão mais crucial do cigarro é a diferença que ele causa em uma pessoa fumante da não-fumante.

 

Quem não possui esse vício tem resistência física e qualidade de vida muito maiores. Já foi clinicamente comprovado que o cigarro pode provocar e desenvolver inúmeras doenças que levam à morte.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!