Dieta

Calorias dos alimentos: veja como calcular e identifique os inimigos da dieta

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

As pessoas que querem emagrecer precisam consumir menos calorias do que gastam durante as atividades diárias. Para conseguir fazer isso, é necessário que você calcule as calorias dos alimentos.

calorias-dos-alimentos

Deixe de fora da mesa os alimentos que estragam a sua dieta. Foto: iStock, Getty Images

Essa tarefa não é muito difícil: basta ficar de olho no que se come. Grande parte das pessoas que estão acima do peso se mantêm nessa condição por não repararem na quantidade de comida que ingerem.

 

O que acontece é que, para muita gente, comer é uma compulsão. Desse modo, essas pessoas se alimentam o tempo todo, consumindo qualquer guloseima que enxergam em sua frente – e isso é péssimo para quem deseja emagrecer.

 

Importância de contar as calorias dos alimentos

 

Calcular as calorias dos alimentos é uma atitude que quase todas as pessoas deveriam fazer. Afinal, é desse modo que nos damos conta da quantidade de besteiras que ingerimos sem necessidade.

 

Quando a pessoa conhece os alimentos que ingere, sabe o seu valor nutricional e calórico, a confiança na dieta aumenta, fazendo com que o individuo entenda melhor as reações do seu organismo.

 

Calcular as calorias dos alimentos não é uma atitude que serve apenas para perder peso. Ter uma alimentação equilibrada traz ótimos benefícios à saúde. Por esse motivo, é importante se preocupar com a alimentação.

 

As calorias consistem em uma unidade de energia capaz de gerar calor dentro do corpo. Precisamos dela para fazer as nossas atividades do dia a dia, como caminhar, estudar, trabalhar. Entretanto, quando ingerimos as calorias em excesso, elas acabam ficando armazenadas em nosso corpo – em forma de gordura.

 

Como calcular as calorias dos alimentos

 

Para calcular as calorias dos alimentos é importante que você tenha a embalagem do produto em mãos. No rótulo é possível verificar: os valores dos carboidratos, o número de gorduras totais e a quantidade de proteínas contidas no alimento.

 

Desse modo, você tem todas as informações para descobrir a quantidade de energia daquela comida. O cálculo das calorias dos alimentos é feito assim: multiplique o valor das proteínas por 4. Então, faça o mesmo com o valor dos carboidratos, multiplique-o por 4. Anote esses dois resultados.

 

Continuando o cálculo, você vai multiplicar os lipídios (gorduras totais) por 9. Por fim, some os três resultados. O valor final significa a quantidade de calorias daquele determinado alimento.

 

Você pode fazer esse cálculo e usá-lo ao seu favor. Para ter controle dos alimentos que você consome, acostume-se a anotar tudo o que você ingere. Tenha um bloco sempre à mão e anote o que você comeu no café da manhã, no lanche da manhã, no almoço, e assim por diante.

 

Coma em três em três horas e anote tudo. Essa técnica é boa pois ajuda a ter um maior controle do que está comendo. Ao fim do dia, você vai conseguir visualizar tudo o que ingeriu. Isso acaba ajudando no autocontrole e diminuindo a compulsão alimentar.

 

Além disso, ao anotar tudo o que come, você tem a possibilidade de calcular o valor dos alimentos. Desse modo, vai ficar mais fácil manter a saúde e emagrecer.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!