Gestante

Mulheres grávidas: como é a rotina à espera do bebê

Por Redação Doutíssima 25/10/2014

Quando se descobre a gravidez, começam os preparativos para essa nova etapa da vida. Mas são tantas coisas para planejar que muitas mulheres grávidas não sabem nem por onde começar.

 

Com o passar dos meses, a barriga vai crescendo e a rotina da futura mamãe vai mudando. Mas você sabe de tudo o que precisa para encarar todas as novidades? Veja a seguir uma lista com tudo o que as mulheres grávidas devem providenciar para a sua gestação.

mulheres-gravidas

A gestação é um momento especial que muda a rotina das mulheres. Foto: iStock, Getty Images

Conheça o kit das mulheres grávidas

 

Calcinha de gestante

 

As calcinhas mais altas ajudam a sustentar toda a barriga. Os modelos sem costura são os mais confortáveis para as mulheres grávidas.

 

Sutiãs de sustentação

 

Com o tempo, as mamas vão aumentando de tamanho. As mulheres grávidas precisam de sutiãs mais firmes, que peguem toda a área do seio e com alças largas para tornar o dia mais confortável.

 

Hidratante especial para gestante

 

Use esse produto bastante na área da barriga, nos seios e no quadril. No resto do corpo, pode usar um hidratante normal para o seu tipo de pele.

 

Shampoo

 

Até mesmo o cabelo muda com a gestação. Por isso, o seu shampoo precisa mudar também. Veja como anda o seu cabelo e compre um produto específico para ele, se é oleoso, seco, liso ou cacheado, por exemplo.

 

Produtos para o rosto

 

A pele do rosto acaba sofrendo alterações hormonais. Algumas mulheres podem ficar com a pele linda e outras muito ressecadas. Então, compre um produto que se encaixa com o tipo de pele que você tem agora.

 

Calças

 

Providencie aquelas bem larguinhas para você ficar o mais confortável possível.

 

Blusas

 

Compre muitas batas e miniblusas. Escolha roupas que você poderá utilizar depois na amamentação quando o bebê nascer.

 

Sapatos

 

Compre muitos sapatos baixos e rasteirinhas. Evite ao máximo durante a gestação utilizar salto alto.

 

Filtro solar

 

O uso de protetor solar é obrigatório na gestação. Mulheres grávidas ficam extremamente sensíveis a manchas na pele.

 

Conchas de amamentação

 

Existem as conchas pós-parto e as que são usadas durante a gestação. Os modelos durante a gestação têm a base mais dura e servem para formar o bico do seio em quem não tem. Já as conchas pós-parto são mais macias na base e mantêm os mamilos arejados.

 

Dicas para a rotina das mulheres grávidas

 

No final da gestação, a rotina se torna ainda mais agitada e ansiosa. Veja o que você pode fazer para aproveitar essa etapa da melhor forma possível.

 

Mantenha a calma

 

Não fique esperando sinais de parto assim que entrar nas 37 semanas. Você pode acabar se decepcionando. Tenha calma e paciência.

 

Cuide-se mais

 

Aproveite as últimas semanas da gestação para reduzir o ritmo e fazer programas que você gosta. Cuide mais de você! Peça uma massagem, saia para passear, escolha um filme que você goste para assistir, coma sorvete.

 

Busque o carinho das pessoas

 

Fique perto das pessoas que você gosta e que te fazem bem. Não se obrigue a ficar perto de pessoas negativas.

 

Registre os momentos

 

Aproveite as semanas finais para registrar o que você está sentindo. Esse é um momento único e passageiro. Grave um vídeo, tire fotos da sua barriga, escreva uma carta para o bebê. Use a sua criatividade e vida o momento!