Relacionamento

Tome alguns cuidados ao compartilhar fotos pelo Whatsapp

Por Redação Doutíssima 02/11/2014

Com mais de 430 milhões de usuários espalhados por todo o planeta, o Whatsapp é um dos aplicativo mais usados na atualidade. Entre os tantos recursos, está o compartilhamento muito fácil de fotos pelo Whatsapp. No entanto, diante de tantos benefícios e praticidade, o uso do aplicativo requer muitos cuidados e pode se tornar perigoso se não for usado com atenção e responsabilidade.

fotos-pelo-whatsapp

Tome alguns cuidados para que suas fotos não parem em mãos erradas. Foto: iStock, Getty Images

Privacidade ao enviar fotos pelo Whatsapp

A troca de informações é sempre muito pessoal, por isso não é nada agradável saber que existem pessoas mal intencionadas, que bisbilhoteiam e investigam o que anda trafegando em seu smartphone. Criminosos virtuais são um tipo de bandido cada vez mais comum hoje em dia. Mas seguindo algumas dicas e orientações você vai poder navegar mais tranquilo, trocar mensagens e enviar fotos pelo Whatsapp com o máximo de segurança possível. Confira:

Confira alguns cuidados a tomar ao enviar fotos pelo Whatsapp

Aparelho bloqueado

Uma boa medida a ser adotada contra a espionagem por quem quer enviar fotos pelo Whatsapp é bloquear o smartphone. É simples, basta apenas colocar uma senha de acesso ao aparelho, que pode ser numérica, por reconhecimento padrão ou biométrica – dependendo do modelo de seu aparelho, as sugestões para bloqueio podem variar.

 

 

Evite Wi-Fi aberta ao público

Muito cuidado com as redes públicas de acesso Wi-Fi, pois elas são perigosas tanto para quem usa o Whatsapp como para qualquer outro aplicativo que transmita dados pela rede. Sendo a senha compartilhada, outras pessoas podem conhecer o tráfego de suas mensagens e ter acesso, inclusive, às fotos pelo Whatsapp.

Atenção redobrada com grupos no aplicativo

Ao mesmo tempo em que podem parecer divertidos, os grupos criados no Whatsapp podem representar um certo perigo. Já pensou se, ao invés de mandar determinada foto pelo Whatsapp para o contato da sua namorada ou namorado, você manda por engano para um grupo?

Conversas devem ser apagadas

Não transforme o Whatsapp em um arquivo pessoal de sua história. Com o uso frequente, as mensagens se acumulam e viram uma imensa ferramenta para bisbilhoteiros. Evite que suas fotos caiam em mãos erradas e apague regularmente suas mensagens.

Só receba arquivos de procedência conhecida

Na dúvida, não abra o arquivo que acabou de receber. Você pode abrir a porta para vírus em seu smartphone. Não clique em links para visualizar fotos e muito menos responda a números que não conhece entre seus contatos.

Tenha certeza de que está falando com a pessoa certa

É importante que você tenha cuidado máximo ao trocar fotos pelo Whatsapp e certificar-se de que está trocando informações com a pessoa certa. Em caso de roubo do aparelho, o criminoso, de posse da agenda e das informações que estão no smartphone, pode enviar não somente as fotos como outros tipos de arquivos em seu nome. O contrário também pode acontecer – você pode achar que está falando com um amigo, quando, na verdade, o interlocutor é um ladrão.

Cautela com as crianças

É cada vez mais comum que crianças usem aparelhos como tablets e smartphones. Assim, o ideal é o acompanhamento de muito perto por parte dos pais e dos responsáveis, para que se saiba tanto o que a criança envia quanto o que ela recebe.