Pele

5 truques para você manter a pele saudável no dia a dia

Por Redação Doutíssima 07/11/2014

A rotina corrida não pode ser desculpa para descuidar da sua pele. Afinal, ela vai seguir com você com você para o resto da vida, e a beleza dela é sua responsabilidade. Não é preciso andar com uma mala de cremes.

Dentro da sua rotina é possível se organizar e manter a pele saudável com dicas muito simples. Na verdade, é mais uma adaptação de hábitos comuns do que uma saga estética.

pele-saudável

Cuidados com a pele são simples e fazem toda a diferença. Foto: iStock, Getty Images

Usar protetor solar ajuda a pele saudável

Há muito tempo se bate nesta tecla, mas a verdade é que a maioria das pessoas ainda não aderiu ao uso cotidiano do protetor solar. Apesar de lindo e energizante, o sol pode se tornar um inimigo poderoso se você não tomar cuidado ao se expor a ele.

A radiação, que anda em picos cada vez mais altos, pode causar envelhecimento precoce da pele e doenças graves, como o câncer de pele. Para manter a pele saudável, use diariamente protetor solar.

Se você não se expõe diretamente ao sol, hidratantes, BB cream ou bases com fator de proteção solar já são suficientes. As luzes artificiais também prejudicam a pele. Se você se expõe ao sol, o fator mínimo que deve optar é o FPS 20. Todos os produtos precisam ser reaplicados ao longo do dia.

Pele saudável depende do sono

Isto não é importante apenas para a saúde do corpo e da mente: uma pele saudável também depende das horas reparadoras de descanso.

Quando ficar virada de uma festa ou por algum motivo não puder dormir o suficiente, o resultado vai aparecer na sua pele, com aparência envelhecida e sem brilho. O ideal é conseguir descansar entre 6 e 8 horas, dependendo da necessidade de cada organismo.

Estresse é inimigo da pele saudável

Esse problema pode desencadear inúmeros efeitos nocivos ao organismo, e com a pele não é diferente. Manter-se em uma rotina frequentemente estressante pode causar ou agravar problemas de pele como acne, oleosidade, envelhecimento, psoríase, alergias, entre outros.

Uma pele saudável depende do bem estar geral do corpo. Por isso, mesmo na correria, encontre momentos de relaxamento e alegria.

Esforço triplo

Limpar, tonificar e hidratar são passos fundamentais para uma pele saudável. A limpeza ajuda a eliminar toda a sujeira e poluição que ficou acumulada na pele. A loção tônica completa a limpeza, removendo tudo que não foi retirado com a limpeza, inclusive vestígios de gel ou sabonete.

Ela ainda limpa bem os poros e prepara a pele para receber a hidratação. O hidratante completa a ação, que deve ser repetida ao menos duas vezes ao dia. Sempre use produtos específicos para o seu tipo de pele.

Cuidados com o organismo

Estar com a saúde em dia irá refletir na sua pele. Manter-se bem alimentada e hidratada é fundamental. Na alimentação, priorize os alimentos funcionais e com fibras, que são importantes para o funcionamento do intestino.

O mau funcionamento do aparelho gastrointestinal pode refletir na pele com problemas como acne, por exemplo. As frutas e verduras são excelentes fontes de vitaminas para manter a pele saudável. E não se esqueça de beber, pelo menos, dois litros de água por dia.