Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar a abstinência de álcool

Por Redação Doutíssima 18/11/2014

Quando a pessoa está imersa no vício, deixá-lo é algo muito difícil. É porque quando o corpo começa a se desintoxicar, aparecem os sintomas de abstinência de álcool, como ansiedade, tremores, nervosismos, náuseas e outros, com os quais é muito difícil de lidar. Não é raro que, vivenciando um quadro assim, a pessoa desista da luta e retorne ao vício. Felizmente, há remédios caseiros que podem ajudar.

abstinência-de-álcool

Remédios naturais podem aliviar os sintomas severos da abstinência de álcool. Foto: Shutterstock

Por que surge a abstinência de álcool

O alcoolismo é um vício e uma doença através da qual a pessoa pode causar danos sérios à saúde. Essa condição não possui um grupo de risco definido, já que pessoas de todas as idades e das mais variadas condições sociais podem apresentar problemas relacionados ao consumo excessivo de álcool.

O vício em álcool pode ocasionar diversos problemas à saúde, como problemas hepáticos, cirrose, problemas cardíacos, problemas no pâncreas, dentre outros. Além disso, o alcoolismo aumenta as chances da pessoa de desenvolver câncer, e também pode afetar a função sexual. Em casos extremos, pode levar à morte.

Quando a droga é retirada, o organismo responde. A abstinência de álcool é caraterizada pela hiperexcitabilidade, que surge porque os circuitos deixam de encontrar a ação depressora do álcool, que tem consequências no sistema nervoso central.

Conheça 3 remédios caseiros que amenizam abstinência de álcool

Suco de aipo

Você sabia que o aipo, ou salsão, antigamente era usado como remédio e não como alimento? E isso porque ele possui diversos benefícios, dentre os quais destaca-se sua riqueza em vitamina C, sendo ainda fonte de vitaminas A e minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio. Ele é um excelente remédio natural para amenizar a abstinência de álcool.

Para preparar o suco, é muito simples. Você vai precisar de um aipo inteiro – isto é, inclusive com as folhas e o talo. Coloque-o no liquidificador, adicionando água. Misture tudo e tome-o. É recomendável beber essa solução por, no mínimo, um mês, todos os dias, e apenas um copo. O suco de aipo auxilia na desintoxicação do organismo, reduzindo os sintomas da abstinência.

Maçã

A maçã é uma fruta super completa. Possui uma alta quantidade de fibras, além de vitaminas do complexo B, C e E. É uma fruta que pode ser importante aliada no combate à abstinência de álcool, porque dentre suas propriedades benéficas está a sensação de saciedade.

Então, comendo algumas maçãs por dia, você poderá diminuir sensivelmente a sua síndrome de abstinência. Se você já procurou formas de emagrecimento, certamente já leu que comer maçãs é importante para reduzir a vontade de comer chocolates e doces, certo? Pois é, com o álcool o raciocínio é idêntico.

Chá de angélica

Você já ouviu falar em uma planta chamada angélica? Ela é muito famosa na Europa, e é encontrada mais comumente em locais frios e úmidos. Essa planta é repleta de benefícios, e se você quer lutar contra a abstinência de álcool, vale a pena correr atrás dela.

Dentre as propriedades que ela possui para lidar com o problema, destacam-se a diminuição da ansiedade ou depressão, que podem se revelar nas crises de abstinência. Isso vai ajudar inibindo a necessidade de consumir álcool.

Para preparar o chá, faça uma infusão e adicione colheres de mel para deixá-la mais doce. O uso da angélica, porém, é contraindicado para pessoas que tenham úlceras ou sinais de mal de Parkinson, gestantes ou lactantes e crianças que apresentem problemas neurológicos.