Fertilidade

Conheça os fatores relacionados às causas da infertilidade feminina

Por Redação Doutíssima 18/11/2014

Mesmo que a endometriose e a idade mais avançada sejam as principais causas da infertilidade feminina, existem alguns hábitos que podem prejudicar a mulher na hora de tentar ter um filho.

Quando o organismo é afetado por motivos externos e situações de rotina, ele também compromete o sistema reprodutor e o funcionamento dos órgãos. Os vícios e o estresse estão na lista de uma série de razões que podem provocar a infertilidade.

causas-da-infertilidade-feminina

Problemas femininos para engravidar devem-se a diversos fatores. Foto: iStock, Getty Images

Alimentação pode reduzir as causas da infertilidade feminina

Comer frutas, verduras e legumes, além de ingerir doses corretas de cálcio e magnésio, pode auxiliar a evitar a obesidade e regular os hormônios.

Refeições que sigam uma dieta balanceada podem manter a produção hormonal de acordo com o que o organismo requer para as futuras gestantes. Além disso, a boa alimentação pode prevenir o estresse e a ansiedade, que também são causas da infertilidade feminina.

Obesidade é perigosa para quem quer engravidar

Não só os homens são prejudicados pela obesidade quando se trata de fertilidade. As mulheres que oscilam de peso podem ter uma produção de óvulos desequilibrada e, inclusive, dificuldade para ovular.

Problemas comuns para pessoas obesas, como a hipertensão, o colesterol alto e o sedentarismo podem causar doenças que prejudicam o organismo e podem ser as causas da infertilidade feminina.

Ansiedade está entre as causas da infertilidade feminina

Quando decide engravidar, a mulher costuma ansiar pela notícia de que vai ser mãe. As expectativas e a tensão podem provocar o atraso na gestação. Ficar consultando a temperatura corporal, cobrando uma resposta do corpo e checar diariamente o ciclo menstrual pode gerar um estresse desnecessário, que desregula as funções do organismo.

Para evitar isso, recomenda-se a prática de exercícios físicos leves, a meditação e hábitos relaxantes. Tentar ser mãe deve ser um processo encarado com naturalidade, sem pressões ou anseios.

Vícios são muito prejudiciais e podem ser causas da infertilidade feminina

Responsável por causar abortos espontâneos e adiantar a menopausa, o cigarro também reduz o tempo de fertilidade dos óvulos da mulher. Além dele, o álcool altera o funcionamento dos ovários e provoca anomalias na menstruação, interrompendo a ovulação e aumentando as chances de aborto.

As drogas são perigosas porque reduzem a qualidade e o número de óvulos, aumentando o risco de malformações nos bebês. Alguns medicamentos, como antidepressivos, antibióticos e quimioterápicos, também podem ser algumas das causas da infertilidade feminina.

Idade por interferir na fertilidade

A qualidade dos óvulos produzidos pela mulher é reduzida a partir dos 35 anos, tornando mais complicado engravidar. Apesar de algumas pessoas preferirem ter filhos mais tarde em função de escolhas pessoais ou profissionais, ainda é mais fácil ser mãe durante a juventude.

Como os óvulos envelhecem também, a capacidade deles de reproduzir é diferente para uma mulher com 20 e outra com 40 anos de idade. Não é impossível ser mãe mais tarde, porém antes dos 35 anos as chances são muito mais favoráveis, já que uma das causas da infertilidade feminina é a idade avançada dos óvulos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!