Receitas

Confira como fazer gelatina sem glúten para a sua sobremesa

Por Redação Doutíssima 19/11/2014

Uma opção de sobremesa muito versátil, fresquinha, não muito calórica e ideal para o verão: a gelatina sem glúten! Este é um produto que naturalmente não tem lactose ou glúten e pode ser incluída tranquilamente em diversas dietas.

O que muitas pessoas ficam com o pé atrás é em relação ao excesso de corantes e açúcar utilizado nas fórmulas. Para um consumo esporádico, isso não é um problema, mas o corante pode não ser muito legal se você consome grandes quantidades. Veja algumas receitas de gelatina sem glúten tradicional, sem corante e natural.

gelatina-sem-gluten

Sobremesa pode ser preparada de forma saudável para você. Foto: iStock, Getty Images

Gelatina sem glúten: não se preocupe, toda gelatina é livre

Existem algumas versões sem sabor ou corantes e vegetal, e todas são gelatina sem glúten. A versão tradicional industrializada é feita a partir do colágeno extraído do couro do boi – ou seja, tem origem animal.

Existe uma gelatina de origem vegetal, 100% natural, que é feita de substâncias extraídas de algas vermelhas e chama-se ágar-ágar. Essa também é uma gelatina sem glúten e tem sabor neutro, podendo receber qualquer acompanhamento. A ágar-ágar é vendida em lojas de produtos naturais.

Gelatina sem glúten caseira de morangos

Ingredientes:

1 envelope de gelatina em pó sem sabor

1 xícara de água quente

¾ de xícara de água gelada

250 g de morangos frescos ou congelados

1 xícara de açúcar ou o seu substituto que está acostumado – se usar adoçante, utilize o culinário.

– Ingredientes opcionais: 1 colher de chá de essência de morango e 1 pontinha de colher de chá de ácido cítrico, que intensifica o sabor das frutas e a cor.

Modo de Preparo:

Coloque os morangos e o açúcar em uma panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Os morangos, junto com o açúcar, vão cozinhar e formar uma calda rala e vermelha. Deixe esfriar.

Dissolva a gelatina na água quente e depois junte a água gelada. Bata a calda de morangos com a gelatina derretida no liquidificador e, se quiser, os ingredientes opcionais. Transfira para uma travessa ou taças individuais e deixe na geladeira até endurecer.

Gelatina sem glúten de frutas e ágar-ágar

Ingredientes:

1 sachê de ágar-ágar (4g ou 1 colher de chá)

250ml de suco de laranja ou de uva

250ml de água

1 canela em pau

2 cravos da índia

½ manga em cubos

200g de morangos picados

1 pera em cubos.

Modo de Preparo:

Ferva o suco escolhido com a água, a canela e os cravos. Junta a ágar-ágar e mexa até dissolver por completo. Retire do fogo e retire a canela e os cravos. Coloque em uma tigela e acrescente as frutas picadas.

Deixe esfriar e leve a geladeira por cerca de suas horas. Está pronta para desenformar e servir. Pode a gelatina sem glúten decorar com frutas picadas.

Creme de gelatina sem glúten bicolor

Ingredientes:

2 caixas de gelatina do sabor de sua preferência

¼ de xícara chá de água fervente

250 ml de leite

1 lata de leite condensado

1 colher sopa de amido de milho

1 lata de creme de leite.

Modo de Preparo:

Faça uma das caixas de acordo com as instruções da embalagem. Coloque o conteúdo preparado na metade de taças ou na metade de uma travessa. Leve à geladeira até endurecer. Dissolva o segundo pacote de gelatina na água fervente e reserve.

Em uma panela, misture o leite, o leite condensado e o amido de milho e deixe no fogo até engrossar. Retire e deixe esfriar. Junte a gelatina dissolvida e o creme de leite e misture. Complete a travessa ou taças e leve a geladeira.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!