Receitas

Confira uma receita de mousse de chocolate sem glúten

Por Redação Doutíssima 19/11/2014

Quem não gosta de adoçar a vida com uma saborosa mousse de chocolate? Mesmo quem sofre de intolerâncias pode desfrutar desta tradicional sobremesa. Com a troca de alguns ingredientes, você garante todo o sabor, cremosidade e desfruta com segurança de uma mousse de chocolate sem glúten.

mousse-de-chocolate-sem-gluten

Sobremesa saborosa pode ser feita de forma simples e que ajuda a dieta. Foto: iStock, Getty Images

A mousse de chocolate sem glúten pode ser preparada facilmente, e até mesmo com receitas sem lactose. Aproveite as dicas, prepare a sobremesa e curta todo o sabor!

Torta mousse de chocolate sem glúten com iogurte

Ingredientes:

180 gramas de chocolate meio amargo picado

1 pote de iogurte natural desnatado

3 gemas

1 colher de sopa de água

6 claras

1 colher de sopa de amido de milho – de preferência passado na peneira

2 colores de sopa de cacau em pó.

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria, acrescente o iogurte e reserve. Em uma tigela, bata as gemas e a água até ficarem bem homogêneas. Vá acrescentando aos poucos a mistura com o chocolate. Reserve.

Em separado, bata as claras em neve. Coloque a metade das claras junto ao creme reservado e mexa bem. Acrescente o cacau em pó e em seguida a outra metade das claras em neve. Mexa suavemente.

Coloque a massa em uma fôrma redonda, forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido e asse em banho-maria, em fogo médio, por 1 hora ou até firmar a mousse de chocolate sem glúten.

Mousse de chocolate sem glúten e sem lactose com abacate

Uma receita interessante e funcional, pois mesmo quem não gosta de abacate vai aprovar. O chocolate não deixa o gosto da fruta ser pronunciado – apenas usa a sua consistência cremosa e seus benefícios!

Ingredientes:

1 abacate maduro

3 colheres cheias de chocolate em pó sem açúcar

3 colheres de sopa de mel.

Modo de Preparo:

Para essa mousse de chocolate sem glúten, retire a polpa do abacate e coloque no liquidificador. Bata até virar um creme. Acrescente o chocolate e o mel e bata novamente. Prove e veja se está do seu agrado.

Se quiser mais doce, coloque mais mel, e se quiser intensificar o sabor amarguinho do chocolate, coloque mais um pouquinho. E está pronto! Coloque em uma travessa ou potes individuais e leve à geladeira para ficar ainda mais consistente.

Mousse de chocolate sem glúten com chantily

Essa sobremesa também pode ser consumida por quem sofre de intolerância à lactose.

Ingredientes:

50g Chanti Mix – para preparo de chantily

75g açúcar

3 claras

100g de chocolate meio amargo

30ml de água ou bebida alcoólica de preferência.

Modo de Preparo:

Bata bem o chantily conforme as instruções da embalagem. Reserve. Em banho-maria ou no micro-ondas, derreta o chocolate e adicione a água. Mexa bem para a água incorporar completamente ao chocolate. Reserve.

Misturar as claras e o açúcar e os aqueça em banho-maria até uns 50 graus. Se tiver termômetro culinário, é legal usar. Não pode esquentar demais. Leve essa mistura à batedeira até ficar em ponto de claras em neve.

Aguarde o chocolate e as claras ficarem em temperatura ambiente. Depois, misture cuidadosamente com uma espátula o chocolate, as claras e o chantily. Leve à geladeira por 1 hora. Está pronta uma saborosa mousse de chocolate sem glúten!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!