Guia do Crossfit

Veja quais são os principais exercícios de crossfit e monte seu treino

Por Redação Doutíssima 26/11/2014

O tempo em que se pensava que a academia era apenas uma repetição de movimentos chatos acabou. Hoje, a variedade de treinos é enorme e não tem mais desculpa para não se mexer. Uma boa possibilidade para entrar em forma são os exercícios de crossfit, indicados para pessoas de qualquer nível físico e de todas as idades.

Benefícios dos exercícios de crossfit

Nessa onda de novidades na academia, os exercícios de crossfit são excelentes para quem quer ter uma melhora respiratória, ganhar condicionamento físico, força, agilidade, flexibilidade e resistência.

exercícios-de-crossfit

Crossfit é alternativa de treino intenso e com ótimos resultados para o corpo. Foto: iStock, Getty Images

A prática do crossfit é inspirada nas atividades preparatórias de academias de polícia, de unidades especiais do exército e de grupos de operações táticas, especialmente nos Estados Unidos.

Os exercícios de crossfit incluem um grande número de elementos diferentes. Escaladas em corda, remo, subida em argolas, cambalhotas, saltos, levantamento de peso, corrida, pular corda, entre outras atividades, fazem parte deste treinamento.

Treino com exercícios de crossfit

Veja a seguir alguns dos exercícios e aprenda como montar seu treino. Cerca de 30 minutos destes exercícios são capazes de detonar com 400 calorias.

Flexão

Esse é um exercício tradicional das academias de polícia e exército. Para executá-lo, deite de bruços (barriga para baixo), coloque as mãos na altura dos ombros com a palma aberta e virada para o chão. As pernas ficam juntas e estendidas, e a ponta dos pés sempre fica tocando o chão. Inspire e suba os braços para elevar o corpo, desça soltando o ar.

Pular corda

Apesar de parecer brincadeira de criança, pular corda é exercício de gente grande e exige bastante do nosso corpo. É um dos exercícios de crossfit porque é muito utilizado para desenvolver a coordenação motora, ganhar resistência física, melhorar a resistência cardiovascular, força e agilidade. Além disso, é excelente atividade para queimar calorias.

Para pular corda de forma correta, fique com a coluna bem ereta, salte para frente, passando a corda em torno do corpo e tente cair com leveza, sem sobrecarregar os joelhos e os pés. É um exercício que faz suar bastante, então, se mantenha sempre bem hidratado.

Escalador

Com os braços esticados e as mãos tocando o chão, mantenha as duas pernas esticadas para trás. Encolha um dos joelhos em direção ao peito e vá alternando esse movimento entre as duas pernas. O movimento imita como se você estivesse fazendo uma escalada, usando a força com as pernas para subir.

Abdominal

Esse clássico não poderia ficar de fora de um treinamento de exercícios de crosffit. Fortalecer a região do abdômen é muito importante para a coluna. Para executar, fique deitada com as costas no chão, a planta dos pés unidas e joelhos um pouco flexionados para fora. Os braços devem ficar esticados à frente do corpo.

Para fazer o exercício, contraia o abdômen e eleve o tronco, como se estivesse se levantando para ficar sentada, até as mãos chegarem próximas dos joelhos. Mantenha a coluna bem reta e cuide para não sobrecarregar o pescoço. Repita o movimento.

Corrida

Essa é uma prática que todos os dias ganha novos adeptos por seus inúmeros benefícios de condicionamento e para manter a forma. Para correr, lembre-se de manter uma boa postura, deixe os braços em paralelo com o corpo e os punhos fechados.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!