Clínica Geral

Veja como lidar com os sintomas de menopausa

Por Redação Doutíssima 28/11/2014

Cedo ou tarde, toda mulher acaba tendo que passar pelos incômodos causados pelos sintomas de menopausa. Geralmente entre os 45 e 55 anos de idade, mas podendo surgir antes, a menopausa é uma etapa na vida da mulher em que a produção dos hormônios progesterona e estrógeno diminui drasticamente.

sintomas da menopausa

Calor intenso é um dos sintomas da menopausa. Foto: Shutterstock

Em virtude disto, ela pode apresentar diversos sintomas como ondas de calor, dificuldades para dormir, irritação, depressão, suor excessivo, ansiedade e aumento de peso, entre outros.

Lidar com estes sintomas de menopausa causados pelo desequilíbrio hormonal, que pode durar de alguns meses a alguns anos, nem sempre é uma tarefa fácil. Porém é possível evitar um pouco esses desconfortos e viver melhor na menopausa com pequenas mudanças no estilo de vida.

Alimentação ameniza sintomas de menopausa

Apostar em uma alimentação com baixo teor de gorduras e carboidratos, rica em fibras, com fontes naturais de proteína, como soja, legumes e nozes, podem ajudar a regular os níveis de insulina no organismo.

Uma alimentação saudável reduz o ganho de peso durante a menopausa. Por isto, evite gorduras, açúcar em excesso, refrigerantes e alimentos com muito sal.

De acordo com pesquisas, mulheres acima do peso ou obesas estão mais propensas a ter ondas de calor na menopausa do que as mulheres com um peso saudável. Apesar de ser mais difícil emagrecer na meia-idade, perder peso é uma boa maneira de lidar com os sintomas de menopausa.

 

Confira mais dicas sobre saúde da mulher no Fórum Doutíssima

 

Portanto, converse com seu médico para encontrar opções para perder os quilos extras. Procurar fazer uma combinação de exercícios com uma dieta saudável, com alimentos para suprir a falta de cálcio causada pela redução do hormônio estrógeno (fibras, frutas, verduras e alimentos diuréticos), pode fazer uma grande diferença não só na balança, mas nos sintomas de menopausa.

Como vencer os sintomas de menopausa

Fazer atividades físicas regularmente aumenta a quantidade de hormônios que proporcionam a sensação de bem estar, como a dopamina, serotonina e endorfina, que diminuem durante o período da menopausa.

Além disto, a prática de atividade física afeta as substâncias químicas cerebrais que são responsáveis por regular a temperatura do corpo, amenizando as ondas de calor que são comuns na menopausa.

Outra opção para amenizar os sintomas de menopausa é o pilates, que possui uma combinação de exercício que ajuda a fortalecer a musculatura e dá flexibilidade ao corpo.

Para controlar as crises de irritação, uma boa alternativa é buscar técnicas que aliviam e controlam o estresse. Use a meditação, a yoga ou qualquer outra técnica de relaxamento para aliviar o estresse nos momentos em que estiver muito irritada ou quando as ondas de calor forem muito intensas.

O relaxamento também pode ajudar com a insônia, problema bastante comum durante a menopausa.

A terapia de reposição hormonal continua sendo a alternativa de tratamento mais comum e eficaz para controlar a amenizar os desconfortos decorrentes da menopausa.

No entanto, algumas mulheres não podem receber tratamento hormonal, principalmente quando elas apresentam algum risco de desenvolvimento de câncer ou de problemas cardiovasculares. Com base nisto, há outros tratamentos disponíveis no mercado baseados em produtos naturais e medicamentos específicos para controle das ondas de calor.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!