Filhos

Aprenda a identificar os motivos do choro do bebê

Por Redação Doutíssima 16/12/2014

Até aprender a se comunicar, por volta de um ano, o choro é a forma imediata e eficaz que o bebê usa para se comunicar. Nem sempre quer dizer que o choro do bebê indique alguma dor ou problema, mas sinaliza que ele está solicitando atenção por algum motivo.

 

Como nos primeiros meses de vida da criança, pais e filhos estão se conhecendo, há uma insegurança normal em achar que não estão entendendo a criança. Estudos mostram que mesmo uma mãe de primeira viagem, já nos primeiros 10 dias de vida do bebê consegue identificar boa parte dos tipos de choro do seu filho.

choro do bebê

Nem sempre o choro significa dor, pode ser apenas uma forma de se comunicar. Foto: iStock, Getty Images

 As principais causas do choro do bebê

 

Abaixo seguem as causas mais comuns do choro do bebê, que vão lhe ajudar a identificar o que ele sente ou quer transmitir. Boa sorte!

 

1. Dores

 

Causadas por uma pequena batida, uma doença, infecção ou pelas as famosas cólicas, a criança que está sentindo dor irá se manifestar de forma intensa. O choro do bebê será agudo, seguido de um instante em silêncio onde a criança não respira (apneia) e retoma o protesto misturando gritos angustiados.

 

Quando o bebê está com dor, o choro não acaba quando alguém o pega no colo. Por instinto, a criança tentará mostrar a área doída. Um exemplo, se estiver com dor de ouvido, o bebê tentará tocar a orelha para mostrar. No caso das muito pequenas, elas terão algum reflexo se a área dolorida for tocada, como aumentar a intensidade dos gritos e choro.

 

As cólicas são causa frequente de dores em bebês, especialmente até os três meses, em função do seu sistema digestivo imaturo. Ela é mais frequente atacar no início da noite e após as mamadas. Quando o problema é cólica geralmente o bebê fica com o abdômen distendido e enruga a testa. O choro é agudo e prolongado.

 

2. Fome

 

Quando pequeno, o bebê entende a fome quase como uma dor e é muito comum que chore para cobrar sua alimentação. Está ligado diretamente ao seu instinto de sobrevivência e o choro do bebê vem em tom de súplica. Assim que colocá-lo no peito ou lhe der a mamadeira, o choro deve acabar.

 

3. Pedido de atenção

 

Mesmo cuidados e amados, os bebês sentem momentos de insegurança e carência e por isso choram. O choro do bebê que quer atenção também é em tom de súplica. O choro é intercalado por atitudes que desejam prender a sua atenção a fim de interagir com ele, como tentar dizer palavras ou sorrir.

 

Conforte-o sem medo, pois precisa de segurança. O choro deve passar assim que ele tiver a sua atenção, que você o tenha pegado no colo ou que brinque com ele.

 

4. Desconforto

 

O bebe pode ficar desconfortável por vários motivos, ficar muito na mesma posição, ficar com calor, ficar passando de colo em colo, roupas apertadas, entre outros. O choro do bebê será irritado com movimentos corporais. Tire o que está o irritando, pegue no colo ou dê-lhe a atenção que necessita para acalmar-se e o choro deve acabar.

 

5. Cansado

 

Quando há um excesso de estímulo para o bebê, muito barulho, pessoas querendo brincar, pegar no colo, etc, a criança pode ficar saturada do ambiente. O bebê vai começar a ficar rabugento, sem nada que o agrade. O choro é uma reclamação, em tom queixoso. Tente acalmá-lo e leve-o a um local mais tranquilo.  

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!