Primeiros Socorros

Veja como socorrer uma vítima de afogamento

Por Redação Doutíssima 16/12/2014

Com a chegada do calor, é comum que as pessoas busquem locais como água para se refrescar e curtir com a família e amigos. Mas esse mesmo calor e água representam um risco grande de afogamento, principalmente em locais onde não há a presença de salva-vidas.

 

Para se ter uma ideia, o afogamento é a terceira causa de morte acidental entre crianças e adolescentes e a quarta em adultos em todo o mundo. No Brasil, os números seguem esta ordem e não dão indicativos que vão reduzir, devido ao comportamento das pessoas e a abundância de praias e piscinas em todos os estados.

 

afogamento

Manter a calma e buscar ajuda profissional são as atitudes imediatas. Fotos: iStock, Getty Images

Afogamento primário e secundário

 

O afogamento geralmente acontece em razão da falta de cuidado e sensação de domínio da água. No entanto, a força da natureza é imbatível e o homem sempre será o mais fraco. Quando um afogamento acontece de forma inesperada, sabendo a pessoa nadar ou não, é considerado de causa primária.

 

Mas nem sempre a imprudência é o principal causador. Mal súbito, infarto, acidente vascular cerebral, convulsão ou choque-térmico podem provocar a perda de consciência da pessoa e uma consequente asfixia embaixo d’água. A esse tipo os médicos dão o nome de secundário.

 

No caso do afogamento secundário, é possível evitar algumas das causas da perda da consciência. No caso do choque térmico, por exemplo, molhar a nuca, a face e a cabeça antes de mergulhar ajuda o corpo compreender a nova temperatura.

 

Não entrar no mar, piscina ou rio após uma refeição pesada, como almoço, por exemplo, ajuda a prevenir a indigestão e câimbras. Outra prevenção importante é quanto ao álcool. Se bebeu, não entre na água.

 

O que fazer em caso de afogamento

 

É importante estar atento para a possibilidade de ajudar alguém que esteja se afogando. O fundamental é contar com a orientação e ajuda de profissionais. Abaixo, algumas dicas que podem ser bem úteis.

 

1. Mais um acidente

 

Quando vemos uma pessoa se afogando nosso primeiro instinto é socorrê-la. Mas, essa atitude representa risco para mais um afogamento, o nosso. Ao perceber que uma pessoa precisa de ajuda para sair de dentro d’água, chame imediatamente o socorro, pode ser um salva-vidas, corpo de bombeiros ou até a polícia militar.

 

2. Boiar

 

Mais importante do que tirar a pessoa da água numa situação de afogamento é dar condições para que ela fique boiando até que chegue ajuda de profissionais. Para isso, você pode jogar uma boia, um pneu, um pedaço de maneira, de corda, ou seja, algo em que ela possa se apoiar até o socorro chegar.

 

3. Não se debater

 

Se debater dentro d’água consome muita energia, por isso, muitas pessoas acabam morrendo, pois elas de batem demais e acabam ficando sem energia para esperar até que o socorro chegue.

 

Quando possível tente tranquilizar a pessoa e garantir que ela fique com a cabeça para fora d’água. Boiar é uma boa alternativa para aqueles que sabem a técnica.

 

4. Vias desobstruídas

 

Quando a vítima de afogamento já for retirada da água o procedimento é garantir que suas vias áreas fiquem desobstruídas. Se ela estiver inconsciente, respiração boca a boca e massagem cardíaca são indicadas.

 

Caso ela esteja consciente, tranquilize a vítima e coloque-a deitada de lado até o socorro chegar. Garantir o aquecimento também é importante.  

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!